Os convivas da morte no banquete das almas:
presença de eguns em um conto de João Antônio
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200004Abstract
A literatura escrita tem sido um espaço privilegiado para a representação e, consequentemente, para o registro e divulgação dos valores e costumes de variados grupos e segmentos sociais. No conto analisado neste ensaio ”“ “Eguns” ”“, o escritor paulistano João Antônio (1937-1996) traz um narrador que descreve com detalhes uma rara festa religiosa ocorrida na Bahia, destinada ao culto dos ancestrais. Contemplativo e respeitoso, limita-se a contar o que a tradição religiosa permite. O contato com a alteridade ganha foros de rito iniciático e a experiência ”“ em sentido forte ”“ é transferida ao leitor.References
ANTÔNIO, João (2001). “Eguns”. In: Abraçado ao meu rancor. São Paulo: Cosac Naify.
AUGRAS, Monique (2008). O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidades nagô. 2. ed. Petrópolis: Vozes.
BASTIDE, Roger (2001). O candomblé da Bahia: rito nagô. Trad. Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia das Letras.
BENJAMIN, Walter (1994). “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Obras escolhidas. v. 1. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense.
BOLETIM PROLEITURA (1997), ano 4, n. 17 (dedicado a João Antônio). Assis: Eeditora da Unesp; Maringá: Editora da UEM; Londrina: Editora da UEL.
BRAGA, Júlio (1995). Ancestralidade afro-brasileira: o culto de Babá Egun. 2. ed. Salvador: EDUFBA, Ianamá.
CARNEIRO, Edison (s/d). Candomblés da Bahia. São Paulo: Ediouro.
DEL PRIORE, Mary (2006). “Passagens, rituais e práticas funerárias entre ancestrais africanos: outra lógica sobre a fi nitude”. In: ISAIA, Artur Cesar (org.). Orixás e espíritos: o debate interdisciplinar na pesquisa contemporânea. Uberlândia: EDUFU.
D’OGUN, Guilherme (2004). Iansã do balé: Senhora dos Eguns. 6. ed. Rio de Janeiro: Pallas.
HOLLANDA, Lula Buarque de (2006). Pierre Verger: mensageiro entre dois mundos (DVD). Brasil: Conspiração Filmes,Gegê Produções, GNT Globosat, Europa Filmes.
KILEUY, Odé; OXAGUIÃ, Vera de (2009). O candomblé bem explicado: nações Bantu, Ioruba e Fon. Org. Marcelo Barros. Rio de Janeiro: Pallas.
LISPECTOR, Clarice (1999). A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco.
MARTINS, Gilberto Figueiredo (2010). “Ser ou não ser (de santo)? Aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos”. Cerrados, ano 19, n. 29, p. 61-84.
MARTINS, José de Souza (org.) (1983). A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: Hucitec.
MORAES FILHO, Melo (2005). “Um funeral Moçambique em 1830”. In: CARNEIRO, Edison (org.). Antologia do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Agir
________ (2005). “A festa dos mortos”. In: CARNEIRO, Edison (Org.). Antologia do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Agir.
MOURA, Carlos E. M. de (Org.) (2011). Culto aos orixás: vodus e ancestrais nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas.
OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de et al. (org.) (2008). Papéis de escritor: leituras sobre João Antônio. Assis: Editora da Unesp.
ORTIZ, Renato (1983). “A morte e sua sombra”. In: MARTINS, José de Souza (Org.). A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: Hucitec.
PRANDI, Reginaldo (2001). Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras.
________ (2005). “Os mortos e os vivos”. In: Segredos guardados: Orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras.
QUEIROZ JUNIOR, Teófi lo de (1983). “Dos mortos e sua volta”. In: MARTINS, José de Souza (org.). A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: Hucitec.
RIBEIRO, José (s/d). As festas dos eguns. 2. ed. Rio de Janeiro: Eco.
RIO, João do (2006). “A casa das almas”. In: As religiões do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio.
SANTOS, Juana Elbein dos (2008). Os Nagô e a morte. 13. ed. Trad. UFBA. Petrópolis: Vozes.
SANTOS, J. E. dos; SANTOS, Deoscóredes M. dos (2011). “O culto dos ancestrais na Bahia: o culto dos Eguns”. In: MOURA, Carlos E. M. de (Org.). Culto aos Orixás: vodus e ancestrais nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas.
SELJAN, Zora (1978). 3 mulheres de Xangô e outras peças afro-brasileiras. 2. ed. São Paulo, Ibrasa; Brasília: INL.
VARANDA, Jorge Alberto (1985?). Os eguns do candomblé. Rio de Janeiro: Eco.
ZIEGLER, Jean (1977). “Os espíritos de Itaparica”. In: Os vivos e a morte. Trad. Áurea Weissenberg. Rio de Janeiro: Zahar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.