Em busca dos rastros perdidos da memória ancestral:
um estudo de Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200003Abstract
O artigo se detém em uma refl exão teórica sobre o conceito de vestígios (traces), evocando os principais autores que o defi niram, como P. Ricoeur, C. Ginzburg, J.-M. Gagnebin, E. Glissant e S. J. Pesavento, entre outros, e introduzindo variantes terminológicas como “rastros”, “restos”, “resíduos”, “marcas” etc.. Leva-se em conta a importância desse conceito para repensar o trabalho da memória em textos literários contemporâneos e, em particular, no romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (Record, 2010), que se constitui em valioso exemplo de resgate da memória coletiva afro-brasileira, por meio de vestígios.
References
ALLENDE, Isabel (2010). A ilha sob o mar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BERND, Zilá (org.) (2010). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.
________ (2011). “Vestígios memoriais: fecundando as literaturas das Américas”. Conexão Letras, v. 6, n. 6, p. 9-16.
________ (org.) (2011). Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil. Belo Horizonte: Mazza.
BOUCHARD, Gérard (2009). “Jogos e nós de memória: a invenção da memória longa nas nações do novo mundo”. Trad. Z. Bernd. In: LOPES, Cícero Galeno et al. (Orgs.). Memória e cultura: perspectivas transdisciplinares. Canoas: Salles/Unilasalle.
BRAUDEL, Fernand (1992). Escritos sobre a história. 2. ed. São Paulo: Perspectiva.
CHEVALIER, Jean ; GEERBRANT, Alain (1973). Dictionnaire des symboles. v. 1. Paris: Seghers.
FERREOL, Gilles ; JUCQUOIS, Guy (2003). “Transaction”. In : Dictionnaire de l’altérité et des relations interculturelles. Paris: Armand Colin.
FIGUEIREDO, Eurídice (2011). “Resiliência como resistência na escrita de Ana Maria Gonçalves”. In: BOLAÑOS, Aimée; ROJAS, Lady B. (Orgs.). Voces negras de las Américas: diálogos contemporâneos / Vozes negras das Américas: diálogos contemporâneos. Rio Grande: Editora da FURG.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie (2002). “O rastro e a cicatriz: metáforas da memória”. Pro-posições, v. 13, n. 3 (39), p. 125-133. (Retomado em Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34.)5
G AMA, Luís (2011). “Luís Gama” (on-line). Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Gama>. Acesso em: 24 set 2011.
GILROY, Paul (2008). O Atlântico negro. Rio de Janeiro: Candido Mendes; São Paulo: Editora 34.
GINZBURG, Carlo (2009). O fi o e os rastros. São Paulo: Companhia das Letras.
________ (1989). “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras.
GLISSANT, Édouard (1995). Introduction à une poétique du divers. Montreal: Presses de l’Université de Montreal.
GONÇALVES, Ana Maria (2010). Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record.
MOISÈS, Massaud (1982). Dicionário de termos literários. 3. ed. São Paulo: Cultrix.
NASSIF, Luís (2011). “Luísa Mahin e sua saga”. Portal Luís Nassif. Disponível em: <http://blogln.ning.com/profiles/blogs/luisa-mahin-e-sua-saga>. Acesso em: 25 set 2011.
PESAVENTO, Sandra (2007). “Sensibilidades: escrita e leitura da alma”. In: LANGUE, Frédérique (Org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
________ (2008). “Pensar com o sentimento, sentir com a mente”. In: RAMOS, Alcides Freire; MATOS, Maria Izilda Santos de; PATRIOTA, Rosangela (Orgs.). Olhares sobre a história. São Paulo: Hucitec; Editora da PUC-GO.
RICOEUR, Paul (2007). A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas: Editora da Unicamp.
TRACE /desconstrução (verbete). In: Wikipedia. Disponível em: .
TRACES (1963). Nouvelle Revue Française, v. 11, n. 129, p. 472-480.
WALTER, Roland (2009). Afro-América: diálogos literários na diáspora negra das Américas. Recife: Coleção Letras, PPG/Letras UFPE.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.