Poesia visual e sintaxe da língua escrita
Palavras-chave:
poesia; escrita; grafemática; sintaxe; visualidadeResumo
Nos dias atuais, em que os procedimentos visuais de espacialização e figurativização em poesia deixaram de ser novidade e já se encontram disseminados em grande parte da produção contemporânea, surge a necessidade premente de se estabelecer metodologias de análise sólidas e uma linguagem metalinguística apropriada para sua abordagem. Quando esses procedimentos colocam em questão a leitura por meio dos modos de ocupação da página, é raro encontrar análises que não invoquem a afirmativa central: “o poema rompe com a linearidade do signo linguístico”. No entanto, ainda mais raro é encontrar aqueles que explicam como se dá essa ruptura. Este artigo investiga a estrutura dessas obras por meio do entendimento da “nova sintaxe”, ou “sintaxe espacial”. Nossa abordagem concentra-se na sintaxe da língua escrita, tratada como um sistema autônomo, e o uso poético que dela pode ser feito. Nesse contexto, introduzimos o conceito de “metataxe da língua escrita”, delineando operações retóricas que determinam a relação entre os elementos na página através da manipulação de categorias linguísticas e semióticas pertencentes à língua escrita, como direcionamento, alinhamento, uso de sinais de pontuação, variações de caixa alta e baixa, entre outros aspectos.
Referências
AGUIAR, Fernando (2005). Soneto Ecológico: um projeto de poesia ambiental. Revista Interact, n. 26, abr./set. 2017. [online]. Disponível em: Disponível em: https://revistainteract.pt/26/soneto-ecologico/ Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://revistainteract.pt/26/soneto-ecologico/
ANIS, Jacques (1983). Pour une graphématique autonome. Langue française: le signifiant graphique, v. 59, n. 1, p. 31-44. Disponível em: Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_1983_num_59_1_5164 Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_1983_num_59_1_5164
APOLLINAIRE, Guillaume (1913a). Alcools: Poèmes 1898-1913. Paris: Mercure de France.
APOLLINAIRE, Guillaume (1913b). Brief an Henri Martineau. [online]. Disponível em: Disponível em: https://www.lyriktheorie.uni-wuppertal.de/texte/1913_apollinaire1.html Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://www.lyriktheorie.uni-wuppertal.de/texte/1913_apollinaire1.html
APOLLINAIRE, Guillaume (1918). Calligrammes: poèmes de la paix et de la guerre (1913-1916). Paris: Mercure de France. Disponível em: Disponível em: https://monoskop.org/images/d/d1/Apollinaire_Guillaume_Calligrammes.pdf Acesso em: 25 jul. 2025.
» https://monoskop.org/images/d/d1/Apollinaire_Guillaume_Calligrammes.pdf
APOLLINAIRE, Guillaume (1983). Lettre à Fagus [1914]. Guillaume Apollinaire 16: “La Chanson du mal-aimé” encore et toujours. Paris: Lettres Modernes Minard. [série Guillaume Apollinaire].
ARBOIN, Gabriel (1914). Devant l’Idéogramme d’Apollinaire. In: APOLLINAIRE, Guillaume; BILLY, André; DALIZE, René; TUDESQ, André; SALMON, André; PERRÉS, Charles; FÉRAT, Serge. Les soirées de Paris n. 25. Paris: Hachette Livre Bnf.
AZEVEDO, Carlito (2001). Por ela. In: Sublunar. Rio de Janeiro: 7 Letras. p. 21.
CALIXTO, Fabiano (2007a). E-mail para Ricardo Domeneck. In: CALIXTO, Fabiano. Sanguínea. São Paulo: Ed. 34. p. 75-76.
CALIXTO, Fabiano (2007b). A noia de Aquiles. In: CALIXTO, Fabiano. Sanguínea. São Paulo: Editora 34, p. 56.
CAMÕES, Luis (1999). Os Lusíadas. Antologia organizada e comentada por Evanildo Bechara e Segismundo Spina. São Paulo: Ateliê Editorial.
CAMPOS, Augusto (2001a). cidade city cité. In: CAMPOS, A. Viva vaia - Poesia 1949-1979. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 115.
CAMPOS, Augusto (2001b). olho por olho/eye for eye. In: CAMPOS, A. Viva vaia - Poesia 1949-1979 . 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 125.
CAMPOS, Augusto (1973). eis os amantes. In: CAMPOS, Augusto. poetamenos. São Paulo: Edições Invenção. n.p.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (orgs.) (1975). Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Livraria Duas Cidades.
CATACH, Nina (org.) (1980). Langue française. La ponctuation. N° 45. Paris: Larousse.
COZAR, Rafael de (1991). Poesía e imagen: Poesía visual y otras formas literarias desde el siglo IV a.C. hasta el siglo XX. Sevilla: Ediciones El Carro de la Nieve.
DEBON, Claude (2008). Calligrammes dans tous ses états. Édition critique du recueil de Guillaume Apollinaire. Paris: Éditions Calliopées.
DONGUY, Jacques (2007). Poésies expérimentales - Zone numérique (1953-2007). Dijon: Les presses du réel.
ÉDELINE, F. (1972). Syntaxe et poésie concrète. Courrier du Centre International d’Études Poétiques, n. 89, p. 3-19.
ÉDELINE, F. (1999). Linéarité et poésie visuelle (Il pleut, un quintil basculé de Guillaume Apollinaire). In: COTTE, P. Actes du Colloque «Langage et Linéarité». Lille: Septentrion, Presses Universitaires. p. 201-221.
FAHLSTRÖM, Öyvind (2016). Manifesto para a poesia concreta. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Cobogó.
GARNIER, Pierre (1963). Les éléments. In: SILVAIRE, André (org.) Les Lettres. Manifeste pour une poésie nouvelle, visuelle et phonetique de Pierre Garnier. 8e série, Numéro 29. Éditions André Silvaire.
GOMRINGER, Eugen (1954). vom vers zur konstellation. Frauenfeld: Arche Verlag.
GOMRINGER, Eugen (1969). wind. In: GOMRINGER, Eugen. worte sind schatten - die konstellationen 1951-1958. 1. auflage . Hamburg: Rowohlt.
GROUPE µ (1970). Rhétorique générale. Paris: Larousse.
HATHERLY, Ana (1983) A experiência do prodígio - bases teóricas e antologia de textos - visuais portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
HATHERLY, Ana (1995) A casa das musas: uma releitura crítica da tradição. Lisboa: Editorial Estampa.
HIGGINS, Dick (1987). Pattern poetry: guide to an unknown literature. Albany: State University of New York Press.
MALLARMÉ, Stéphane (1914). Un coup de dés jamais n'abolira le hasard. Paris: Nouvelle Revue Française. 36p. Disponível em: Disponível em: https://archive.org/details/s.-mallarme-un-coup-de-des-jamais-nabolira-le-hasard-poeme-1914/mode/2up Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://archive.org/details/s.-mallarme-un-coup-de-des-jamais-nabolira-le-hasard-poeme-1914/mode/2up
MALLARMÉ, Stéphane (1897). Crise de vers. In: MALLARMÉ, Stéphane. Divagations. Paris: Eugène Fasquelle éditeur. Disponível em: Disponível em: https://ia801500.us.archive.org/12/items/divagations00mall/divagations00mall.pdf Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://ia801500.us.archive.org/12/items/divagations00mall/divagations00mall.pdf
MALLARMÉ, Stéphane (2017). Um lance de dados. Tradução Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial.
PAZ, Octavio (1999). Obras completas I. Barcelona: Galáxia Gutemberg: Círculo de Lectores.
PEIGNOT, Gabriel (1808). Amusements philologiques: ou, Variétés en tous genres. Paris: A. A. Renouard. Disponível em: Disponível em: https://books.google.co.mz/books?id=4YVBAAAAIAAJ&hl=pt-PT&pg=PR1#v=onepage&q&f=false Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://books.google.co.mz/books?id=4YVBAAAAIAAJ&hl=pt-PT&pg=PR1#v=onepage&q&f=false
PIGNATARI, Décio (1979). Errores. In: RUIZ, Alice; CAMPOS, Augusto de; SCHNAIDERMAN, Boris; FERLAUTO, Claudio; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de; CARDOSO, Ivan; BARBOSA, João Alexandre; MEDAGLIA, Julio; FIGUEIREDO, Luciano; FERRARA, Lucrécia D’Alessio; FIGUEIREDO, Luiz Antonio de; RAMOS, Oscar; LEMINSKI, Paulo; BONVICINO, Régis. Revista Através 3. São Paulo: Duas Cidades. p. 45.
PONDIAN, Juliana di Fiori (2016). Gramática da poesia escrita: figuras retóricas. 2016. 313f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-25082016-145446/publico/2016_JulianaDiFioriPondian_VOrig.pdf Acesso em: 25 jul. 2025.
SAUSSURE, Ferdinand (2012). Curso de linguística geral. Edição de Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaboração de Albert Riedlinger. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix.
THE GREEK ANTHOLOGY: volume V - books XIII-XVI (1916). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press; London: W. Heinemann. Disponível em: Disponível em: https://archive.org/details/greekanthologyv00patogoog Acesso em: 28 jan. 2025.
» https://archive.org/details/greekanthologyv00patogoog
VALÉRY, Paul (1945). Je disais quelquefois à Stéphane Mallarmé. In: VALÉRY, Paul. Variété III. Paris: Gallimard.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.