A literatura virtual lésbica como pedagogia cultural: o amor lésbico como um amor-guerra

Autores

Palavras-chave:

literatura virtual; pedagogias culturais; amor lésbico

Resumo

Textos literários publicados em plataformas digitais vêm alcançando um grande número de pessoas. Esse trabalho propõe estudar textos literários que tratam sobre o amor lésbico, entendendo-os enquanto pedagogias culturais. A análise dos textos buscou compreender de que modos seus discursos abarcam a noção do amor lésbico enquanto um amor-guerra, ou seja, um amor que envolve a conquista e a posse do(a) outro(a), ao passo que se protege a si mesmo(a). Para tanto, parte-se de uma discussão foucaultiana do discurso, e de uma discussão do amor vinculada aos estudos de gênero e sexualidade.

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Publicado

05/15/2025

Edição

Seção

Dossiê "Práticas Literárias Pós-Institucionais na Contemporaneidade"

Como Citar

A literatura virtual lésbica como pedagogia cultural: o amor lésbico como um amor-guerra. (2025). Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, 74. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/58489