Práticas literárias pós-institucionais na contemporaneidade: a produção poética dos BRÔ MC’S

Autores

Palavras-chave:

Brô MC’s; campo expandido; literatura pós-autônoma

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é fazer um estudo da produção poética dos Brô MC’s, um grupo de rap indígena Kaiowá e Guarani. Partimos das discussões teóricas que vêm pensando a expansão do campo literário como forma de argumentar em favor da necessidade cada vez mais constante de reimaginar os tempos e espaços de produção poética na contemporaneidade. Nossa hipótese principal diz respeito à força de deslocamento das subjetividades promovida pela prática multiforme dos raps indígenas, os quais apontam para um espaço pós-autônomo, ou pós-institucional, de circulação do fenômeno poético. Ao desafiar os limites de conceitos como os de autoria, gênero e subjetividade, aparentemente estabilizados na tradição teórica ocidental, a produção poética indígena convida-nos a um mergulho cada vez mais radical em outras linguagens, de modo que a frequentação às margens da linguagem exige um pensamento crítico que se estenda para além do campo autônomo da literatura.

Referências

ALMEIDA, Maria Inês de (2009). Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horizonte: Editora UFMG.

CARIAGA, Diógenes Egidio (2021). Relações e diferenças: A ação política Kaiowa e suas partes. 2021. 400f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social, do Departamento de Antropologia do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis. Disponível em: Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204486/PASO0494-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em: 1 de ago. 2024.

» https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204486/PASO0494-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

DANNER, Leno Francisco; DORRICO, Julie (2018). Um xamã yanomami frente ao discurso filosófico- sociológico da modernidade. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 53, p. 243-269, jan./abr. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10267/9087 Acesso em: 1 ago. 2024.

» https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10267/9087

DORRICO, Julie (2022). A fortuna crítica (da exclusão): Makunaimî na literatura indígena contemporânea. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, v. 14, p. 112-131. Disponível em: Disponível em: https://www.sescsp.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Dossie6_rev_CPF_N14_Semana22.pdf Acesso em: 1 ago. 2024.

» https://www.sescsp.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Dossie6_rev_CPF_N14_Semana22.pdf

DORRICO, Julie (2018). A leitura da literatura indígena: para uma cartografia contemporânea. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé, Porto Velho, v. 5, n. 2, p. 107-137. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2887/0 Acesso em: 1 ago. 2024.

» https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2887/0

DORRICO, Julie (2017). A oralidade no impresso: o'eu-nós lírico-político'da literatura indígena contemporânea. Boitatá, Londrina, v. 12, n. 24, p. 216-233. Disponível em: Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/32958 Acesso em: 1 ago. 2024.

» https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/32958

GARRAMUÑO, Florencia (2012). A experiência opaca: literatura e desencanto. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: Eduerj.

GARRAMUÑO, Florencia (2014). Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Editora Rocco.

GRAÚNA, Graça (2013). Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições.

KAMBEBA, Márcia Wayna (2013). Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade. Manaus: Grafisa Gráfica e Editora.

KAMBEBA, Márcia Wayna (2020). O olhar da palavra: escrita de resistência. In: DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco (orgs) (2020). Literatura indígena brasileira contemporânea: autoria, autonomia, ativismo. Porto Alegre: Editora Fi. p. 89-97.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce (2015). A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das letras.

LUDMER, Josefina (2013). Aqui América Latina: uma especulação. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG.

NANCY, Jean-Luc (2005). Resistência da poesia. Tradução de Silvina Rodrigues Lopes. Lisboa: Vendaval.

OLIVEIRA, Luciana de (2016). Bro MC's Rap Indígena: o pop e a constituição de fóruns cosmopolíticos na luta pela terra Guarani e Kaiowa. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 199-220.

PERLOFF, Marjorie (2013). O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução de Adriano Scandolara. Belo Horizonte: UFMG .

PUCHEU, Alberto (2014). apoesia contemporânea. Rio de Janeiro: Azougue.

QUINTERO, Pablo; FIGUEIRA, Patrícia; ELIZALDE, Paz Concha (2019). Uma breve história dos estudos decoloniais. São Paulo: MASP. [MASP Afterall].

SALGADO, Marcus Rogerio (2015). Entre ritmo e poesia: rap e literatura oral urbana. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 37, p. 153-168.

VILLA-FORTE, Leonardo (2019). Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, Relicário.

VILLA-FORTE, L (2024). Crítica e curadoria na escrita de segunda mão e na experiência do Paginário CPLP. Revista Z Cultural - Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, a. XIX, n. 1. [on-line]. Disponível em Disponível em https://revistazcultural.pacc.ufrj.br/critica-e-curadoria-na-escrita-de-segunda-mao-e-na- experiencia-do-paginario-cplp/ Acesso em: 10 ago. 2024.

» https://revistazcultural.pacc.ufrj.br/critica-e-curadoria-na-escrita-de-segunda-mao-e-na- experiencia-do-paginario-cplp/

WALTER, Roland (2013). Prefácio. In: GRAÚNA, Graça (2013). Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições . p. 9-13.

WATT, Ian (1990). A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das letras .

Downloads

Publicado

03/15/2025

Edição

Seção

Dossiê "Práticas Literárias Pós-Institucionais na Contemporaneidade"

Como Citar

Práticas literárias pós-institucionais na contemporaneidade: a produção poética dos BRÔ MC’S. (2025). Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, 74. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/58149