Uma ode ao papel em práticas literárias digitais
Palavras-chave:
papel; materialidade; livro; e-book; instapoesiaResumo
Neste artigo, discute-se, a partir do pensamento de Jacques Derrida (2004), o caráter modelizante do papel e a permanência de sua materialidade como recurso simbólico para a escrita, mesmo diante da proliferação da cultura digital. A reflexão é desenvolvida com a análise de duas formas de produção literária contemporâneas distintas. A primeira é o romance Opisanie Swiata, de Verônica Stigger, cujas versões em impresso e em e-book serão postas em confronto. A segunda consiste em alguns poemas extraídos de três perfis de instapoetas selecionados no Instagram: Zack Magiezi, Fabricio Carpinejar e Pedro Daniel. Nas duas formas de produção em análise, é examinada a proeminência que o uso material do papel alcança nas escritas produzidas por esses autores e o modo como o papel aí representa um objeto de criação de vínculos sensoriais e artísticos, em contraste com a padronização que rege suportes e formatos no ambiente digital. Para auxiliar no encaminhamento da discussão, conta-se com as contribuições de Alberto Manguel (1997), Byung-Chul Han (2022) e Osvaldo Silvestre (2016), entre outros estudiosos.
Referências
CARPINEJAR, Fabricio. Sua alma anda rouca? 9 jan. 2024. Instagram: @carpinejar. Disponível em: Disponível em: https://www.instagram.com/p/C14Dfz2O9cm/?igsh=ZXh1N2ZuYnpkOGVr Acesso em: 01 out. 2024.
» https://www.instagram.com/p/C14Dfz2O9cm/?igsh=ZXh1N2ZuYnpkOGVr
CARRIÉRE, Jean-Claude; ECO, Umberto (2010). Não contem com o fim do livro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Record.
DERRIDA, Jacques (2004). O papel ou eu, os senhores sabem… In: DERRIDA, Jacques (2004). Papel-máquina. Tradução de Evandro Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade. p. 168-200.
FOUCAULT, Michel (2006). A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel (2004). Ditos & Escritos: ética, sexualidade, política. (v. V). Organização Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. p. 144-162.
GABRIEL, Pedro. A lágrima nem se move. Nada mais me comove. Nem raiva, nem love. Rio de Janeiro, 28 maio 2024 Instagram: @eumechamoantonio. Disponível em: Disponível em: https://www.instagram.com/p/C7hd2vuPUlF/?igsh=Zmtya3Jka2kwbG5h Acesso em: 11 set. 2024.
» https://www.instagram.com/p/C7hd2vuPUlF/?igsh=Zmtya3Jka2kwbG5h
HAN, Byung-Chul (2022). Não-coisas: reviravoltas do mundo da vida. Tradução de Rafael Rodrigues Garcia. Petrópolis: Vozes.
JENKINS, Henry (2009). Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph.
MAGIEZI, Zack. @zackmagiezi. Acessos. Caso você tenha gostado do quadrinho é só clicar no link que está na BIO. É um bom presente pra alguém. O tamanho dele é A5. Siga também o meu perfil pessoal @zmagiezi. 25 set. 2024. Instagram: @zackmagiezi. Disponível em: Disponível em: https://www.instagram.com/p/DAVxEBUueJX/?igsh=MTFpNzc1OGtxdTNhdg%3D%3D Acesso em: 01 out. 2024.
» https://www.instagram.com/p/DAVxEBUueJX/?igsh=MTFpNzc1OGtxdTNhdg%3D%3D
MANGUEL, Alberto (1997). Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Roberta Santos; ROCHA, Marlúcia Mendes da (2023). Intermidialidade na instapoesia de Daniel Minchoni. Soletras - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Rio de Janeiro, n. 46, p. 444-458. Disponível em: Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/74887 Acesso em: 7 out. 2024.
» https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/74887
NIELSEN BOOKDATA (2003). Conteúdo digital do setor editorial brasileiro: ano base - 2022. [coordenação de Sindicato Nacional dos Editores de Livros e Câmara Brasileira do Livro]. Disponível em: Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2023/06/Digital_ano_base_2022.pdf Acesso em: 20 set. 2024.
» https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2023/06/Digital_ano_base_2022.pdf
SILVESTRE, Osvaldo (2016). Back to the future: o livro de poesia como crítica do livro em papel e do e-book. In: PEDROSA, Célia; ALVES, Ida (eds.) (2016). Poesia contemporânea: voz, imagem, materialidades. Belo Horizonte: Editora UFMG.
STIGGER, Veronica (2018a). Opisanie Swiata. São Paulo: SESI-SP Editora.
STIGGER, Veronica (2018b) Opisanie Swiata. São Paulo: SESI-SP Editora . [e-book].
THOMPSON, John B. (2021) As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial. Tradução F. Santos. São Paulo: Editora Unesp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.