Geogame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico

Autores

  • Aurino Alves Nunes Filho Aurino Alves Nunes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rua Joaquim Gregório, s/n, penedo, 59.300-000, Caicó (RN)
  • Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rua Joaquim Gregório, s/n, penedo, 59.300-000, Caicó (RN)

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40236

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metodologia ativa de ensino-aprendizagem, Jogo didático

Resumo

Acreditamos que, atualmente, o processo de ensino-aprendizagem em Geografia deva ser caracterizado pelo uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), enquanto estratégia metodológica e didática interessante. O mundo de hoje é muito marcado por imagens, sons e interatividades e, nesse sentido, a Educação não pode ficar alheia a isto. No que tange, especificamente, ao ensino de Geografia, asseveramos a necessidade do uso das TIC, tendo-se em vista o fato de os agentes envolvidos nesse processo viverem esse mundo destacado e, desse modo, terem condições de alcançar competências e habilidades educacionais de modo significativo por intermédio da utilização de variáveis-chave da Globalização referentes às novas tecnologias – técnica, ciência, informação. As técnicas de hoje pensadas, hegemonicamente, com vistas a obtenção da maior lucratividade possível, podem ser usadas com outra finalidade, como a da aprendizagem por parte de todos os estudantes envolvidos em processo educacional. Nesse sentido, acreditamos que o smartphone possa ser bastante útil para o sucesso do ensino-aprendizagem em Geografia, detidamente, quanto a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço. A nosso ver, a associação entre TIC e metodologia tradicional de ensino-aprendizagem pode ser significativa para o processo educacional. Por exemplo, associando-se a aula expositiva dialogada com atividades lúdicas e/ou metodologias ativas de ensino-aprendizagem pode-se dinamizar e até mesmo contextualizar o ensino, potencializando-se, destarte, o sucesso da aprendizagem. Tal processo pode significar a produção de conhecimentos de modo crítico e autônomo, com a formação de cidadãos reflexivos e propositivos. Sendo assim, propomos nesta pesquisa o GeoGame – jogo didático interativo e dinâmico que relaciona conteúdos programáticos com vivências, o que, a nosso ver, é importante para o ensino-aprendizagem da produção do espaço geográfico por intermédio da leitura e da interpretação crítica da representação cartográfica do espaço.

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Publicado

01/21/2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Geogame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico. (2022). Revista Espaço E Geografia, 23(2), 54-93. https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40236