O COMÉRCIO VAREJISTA ESPECIALIZADO E SUA RELAÇÃO COM AS INDÚSTRIAS DO APL DE CALÇADOS EM FRANCA (SP)

Autores

  • Judite de Azevedo do Carmo Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Campus Colíder Professora Adjunto do Curso de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562014e40002

Palavras-chave:

Comércio varejista, Produção de calçados, Formas e estratégias comerciais

Resumo

 

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em Franca (SP) sobre a relação entre o comércio de varejo especializado e a produção local de calçados. Os dados que deram suporte empírico à pesquisa foram obtidos por meio de aplicação de questionários de forma indireta a 12 estabelecimentos industriais e de forma direta a 42 estabelecimentos comerciais. A análise dos dados permitiu identifi car a existência de relação entre o comércio varejista especializado e a indústria calçadista na cidade apenas em um setor, no de lojas próprias, terceirizadas e franqueadas, enquanto o comércio varejista independente se apresenta desvinculado dos produtos industriais locais.

Referências

ARAUJO, K. C. P. (1997). A Via Direta ao Consumidor- Estrutura e Localização do Comércio Têxtil na Cidade de Americana – SP. 116 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

BAUDRILLARD, J. (1981). A Sociedade do Consumo. Lisboa. Edições 70.

CACHINHO, H. (1991). Centros Comerciais em Lisboa: os Novos Espaços de Consumo. In: Estudos para o Planejamento Regional e Urbano, n. 37, Lisboa, Centro de Estudos Geográfi cos.

CACHINHO, H. (1999). Geografi as do Consumo: Rotas Exploradas e Novas Linhas de Rumo. Inforgeo, 14, Lisboa, Edições Colibri: p. 157-178.

CARMO, J. A. (2012). O Comércio no Arranjo Produtivo Local Calçadista de Franca (SP). 220 p. Tese (Doutorado em Geografi a) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

CARMO, J. A. (2006). Dinâmicas Sócio-Espaciais na Cidade de Rio Claro (SP): As Estratégias Econômicas, Políticas e Sociais na Produção do Espaço. 202 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro. 2006.

CARMO, J. A.; ORTIGOZA, S.A.G. (2010). O Estudo do Comércio no Contexto da Dinâmica dos Arranjos Produtivos Locais. In: I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós-Graduação em Geografi a. Rio Claro: UNESP. p. 2672- 2688. Disponível em: http://www.cboe.tk

CARREIRAS, C.(1999). Consumir ou Comprar. Repensando o Consumo Urbano à Luz da Globalização. GEOUSP, n. 06, p. 81-94.

CARRERAS, C.; PACHECO, S. M. M. (org.) (2009). Cidade e Comércio: A Rua Comercial na Perspectiva Internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras.

CLEPS, G. D. G. (2005). Estratégias de Reprodução do Capital e as Novas Espacialidades Urbanas: O Comércio de Auto-Serviço em Uberlândia (MG). 181 p. Tese (Doutorado em Geografi a)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

LEFÈBVRE, H. (1991). A vida Cotidiana no Mundo Moderno. Tradução de Alcides João de Barros. Série Temas. V. 24. São Paulo: Ática.

LIPOVETSKY, G. (1989). O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras.

ORTIGOZA, S. A. G. (1996). As Franquias e as Novas estratégias do Comércio Urbano no Brasil. 180 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

ORTIGOZA, S. A. G. (2001). O Tempo e o Espaço da Alimentação no centro da Metrópole Paulista. 196 p. Tese (Doutorado em Geografi a) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

ORTIGOZA, S. A. G.; RAMOS, C. S. (2003). A Geografi a do Comércio Eletrônico (E-Commerce) no Brasil: O Exemplo do Varejo. In: Geografi a, Rio Claro, V. 28, n.1 p. 63-81, jan./abr.

ORTIGOZA, S. A. G. (2007). A Metrópole Pós-Moderna como Centro do Consumo: Notas sobre São Paulo (Brasil) e Lisboa (Portugal). In: Estudos Geográfi cos, Rio Claro, 6(1): 101 -117.

ORTIGOZA, S. A. G. (2009). Geografi a e Consumo: Dinâmicas Sociais e a Produção do Espaço Urbano. 283 p. Tese (Livre Docência em Geografi a) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.

PACHECO, S. M. M. (2009) Rio Branco: Uma Avenida Centenária. In: CARRERAS, C.; PACHECO, S. M. M. (org.). Cidade e Comércio: A Rua Comercial na Perspectiva Internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras: p. 81-106.

PARKER, A. J. (1998).Um Olhar Sobre as Transformações no Comércio: Teoria e Prática. In: Globalização e Reestruturação Urbana. SALGUEIRO, B. T. (Org.). CEG. Universidade de Lisboa. Programa ALFA/Rede REURB. Lisboa: p. 51-64.

PINTAUDI, S. M. (1981). Os supermercados na grande São Paulo: Contribuição Ao Estudo Da Transformação Do Comércio Varejista De Gêneros Alimentícios Nas Grandes Metrópoles. 105p. Dissertação (Mestrado Em Geografi a) – Faculdade de Filosofi a Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PINTAUDI, S. M. (1987). Os Shopping-Centers Brasileiros e o Processo de Valorização do Espaço Urbano. Boletim Paulista de Geografi a, São Paulo, n. 65, p. 23-48.

RATTO, L. (2004). Comércio: Um Mundo de Negócios. Rio de Janeiro. Ed. SENAC Nacional.

SALGUEIRO, T. B.; CACHINHO, H. (2006). As Relações Cidade- Comércio: Dinâmicas de Evolução de Modelos Interpretativos. Apontamentos de Geografi a. Série Investigação, n. 20. Centro de Estudos Geográfi cos, Lisboa.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O COMÉRCIO VAREJISTA ESPECIALIZADO E SUA RELAÇÃO COM AS INDÚSTRIAS DO APL DE CALÇADOS EM FRANCA (SP). (2022). Revista Espaço E Geografia, 17(2), 255:279. https://doi.org/10.26512/2236-56562014e40002