TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA A ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE GEOGRÁFICA A CRECHES ENTRE REGIÕES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTO ALEGRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40191Palabras clave:
acessibilidade, raio de abrangência, creches, Geoprocessamento, método dasimétricoResumen
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das condições de acessibilidade a creches entre Regiões do Orçamento Participativo de Porto Alegre, buscando-se identificar as áreas com maior carência desse tipo de equipamento no município. Foram utilizados dados do censo demográfico do IBGE (2010), do censo escolar do INEP (2014), do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (2008). Estes dados foram trabalhados com ferramentas de Geoprocessamento para a posterior geração de mapas e tabelas. Para as análises, foram selecionadas uma região de maior renda e duas de menor renda. A região de maior renda apresentou um grande número de creches espacialmente bem distribuídas por toda sua extensão, com exceção de uma pequena área de baixa renda. No conjunto das duas regiões de menor renda, foi possível identificar um número bastante superior de áreas com um elevado número de crianças de 0 a 3 anos residindo distante de creches. Conclui-se que o acesso às creches é um fator diretamente condicionado à renda, havendo uma redução da acessibilidade a esse serviço conforme há uma redução da renda média familiar.
Referencias
ARANTES, C.O. (org.). Planejamento de rede escolar: questões teóricas e metodológicas. Brasília, DF: CEDATE, 1986. 166 p. Disponível em: < http:// www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=25516 >. Acesso em: 23 de outubro, 2016.
BATISTA, G.V., BORTOLUZZI, S.D., ORTH, D.M. Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio aos Estudos de Impacto de Vizinhança: estudo de caso na Planície do Campeche - Florianópolis/SC - Brasil. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, XV, 2011, Curitiba. Anais... Paraná: INPE, p.4177 - 4184. Disponível em: < http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/fi les/p1149.pdf >. Acesso em: 17 de outubro, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm >. Acesso em: 8 ago. 2017.
BRASIL. Estatuto da Cidade - Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm >. Acesso em 21 de dezembro, 2015.
BRASIL. Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L9394.htm >. Acesso em: 8 ago. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm >. Acesso em: 22 jul. 2017.
BRAU, L. MERCE, M. e TARRAGO M. Manual de urbanismo. Barcelona: LEUMT, 1980.
CABETTE, A. Dinâmica demográfi ca e a produção imobiliária em Porto Alegre/ RS. 2014. 72 páginas. (Mestrado: Área de Concentração: Análise Territorial) POSGEA – UFRGS. Porto Alegre, 2014. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs. br/handle/10183/128939 >. Acesso em: 21 de dezembro, 2015.
CARVALHO, C. S.; ROSSBACH, A. O Estatuto da Cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades: Aliança das Cidades. 2010. 120 p. Disponível em: < http:// www.secid.ma.gov.br/fi les/2014/09/Estatuto-da-Cidade-comentado.pdf >. Acesso em: 21 de dezembro, 2015.
CUNHA, J.M.P. Planejamento municipal e segregação socioespacial: por que importa? In: BAENINGER, R. População e Cidades: Subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010. 304 p.
ENGE, R.B. Planejamento de Rede Física Escolar. 2007. 203 páginas. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Planejamento Urbano e Regional) – FAUUSP. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/ tde-18052010-35112935/publico/MESTRADO_PLANEJAMENTO_DE_REDE_ ESCOLAR_rita_beatriz_enge.pdf > Acesso em: 14 de set. 2014.
GOMES, M.V.P. Projeto Conexão Local: Creches comunitárias. Relatório Final. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: < http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa. fgv.br/fi les/conexao-local/1_-_creches_comunitarias.pdf >. Acesso em: 8 ago. 2017.
HASENACK, H.; WEBER, E.J.; MARCUZZO, S. (org.). Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre: Geologia, Solos, Drenagem, Vegetação e Ocupação. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2008. 84 p. Disponível em: < http://www. ecologia.ufrgs.br/labgeo/index.php?option=com_content&view=article&id=114 :diagnosticoambientalpoa&catid=14:download-non-visible >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.
HOLANDA, D.C.. Metodologia para Avaliação da Acessibilidade na Localização de Escolas Públicas do Ensino Fundamental. Estudo de Caso: Fortaleza. Fortaleza, 2006. XVIII, 186 fl ., Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: < http://www. repositorio.ufc.br/handle/riufc/4908 >. Acesso em: 8 ago. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfi co 2010: Resultados Preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/ resultados_preliminares/default_resultados_preliminares.shtm > Acesso em: 20 de outubro, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Base de informações do Censo Demográfi co 2010: Resultados do Universo por setor censitário. Rio de Janeiro: IBGE 2011. Disponível em: < http://www.ipea.gov. br/redeipea/images/pdfs/base_de_informacoess_por_setor_censitario_universo_ censo_2010.pdf >. Acesso em: 09 de abril, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA CENSO ESCOLAR (INEP). Censo Escolar: Resultados fi nais do Censo Escolar (2014). Brasília: INEP, 2014. Disponível em: < http://portal.inep. gov.br/basica-censo >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.
NAHAS, M.I.P., PEREIRA, M.A.M., ESTEVES, O.A., GONÇALVES,E. Metodologia de construção do índice de qualidade de vida urbana dos municípios brasileiros (IQVU-BR). In: XXENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 2006. Campinas, SP, Anais... Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: < http:// www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_420.pdf >. Acesso em: 20 de dezembro, 2013.
NEVES, F.H. Critérios de planejamento e implantação de equipamentos urbanos comunitários de educação e saúde: estudo de caso em Curitiba de 2010 a 2014. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Ambiente Construído e Gestão,). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. Disponível em: < http://www.prppg.ufpr.br/ ppgcc/sites/www.prppg.ufpr.br.ppgcc/fi les/dissertacoes/d0223.pdf >. Acesso em: 15 de fevereiro, 2016.
OLIVEIRA, C. L. de. Avaliação da qualidade de vida em ambiente urbano em função da disponibilidade de serviços públicos. Estudo de caso: Canoas, RS. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: < http://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/89984/240723.pdf >. Acesso em: 28 de out. 2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (PMPA). Comunicação Social: Moradores da antiga Vila dos Papeleiros recebem novas casas. Porto Alegre: PMPA, 2006. Disponível em: < http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default. php?reg=69755&p_secao=3&di=2006-12-15 >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (PMPA). Lei nº 11.858, de 25 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação (PME). Disponível em:< https://leismunicipais.com.br/plano-municipal-de-educacao-porto-alegre-rs >. Acesso em: 8 ago. 2017.
SILVA, L. L. Análise socioespacial urbana em Porto Alegre: vulnerabilidade social e localização de escolas públicas. 2013. 57 f. Monografi a (Graduação) – Curso de Graduação de Bacharelado em Geografi a, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SILVEIRA, L.P.; KAWAKUBO, F.S.. Mapa dasimétrico da densidade demográfi ca de Poços de Caldas (MG) utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, XVI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Paraná: INPE, 2013. P. 999 – 1005. Disponível em: < http:// www.dsr.inpe.br/sbsr2013/fi les/p1192.pdf >. Acesso em: 02 de maio, 2014.
VERRAN, P.G. Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento: bacia hidrográfi ca do Arroio do Salso em Porto Alegre/RS. 2014. 62p. Monografi a (Graduação) – Curso de Graduação de Bacharelado em Geografi a, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.