GEOPROCESSING TECHNIQUES FOR COMPARATIVE ANALYSIS OF THE CONDITIONS OF GEOGRAPHICAL ACCESSIBILITY TO DAY-CARE CENTERS BETWEEN REGIONS OF THE PARTICIPATORY BUDGET OF PORTO ALEGRE/RS

Authors

  • Pedro Godinho Verran Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografi a da UFRGS, Brasil
  • Tânia Marques Strohaecker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora do Programa de Pós-graduação em Geografi a da UFRGS , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40191

Keywords:

accessibility, radius of coverage, day-care center, Geoprocessing, dasimetric method

Abstract

The objective of this study was to perform a comparative analysis of the conditions of accessibility to day-care center among the Regions of the Participatory Budget in the city of Porto Alegre, aiming to identify the areas with the greatest lack of this type of equipment in the municipality. For this, were used data from IBGE demographic census (2010), INEP school census (2014), and the Plan Director of Environmental Urban Development of Porto Alegre (2008). These data were worked with Geoprocessing tools for the subsequent generation of maps and tables. For the analyzes, a region with higher income and two with lower income were selected. The high income region presented a large number of spatially well-distributed day-care centers throughout its length, except for a small area of low income. In all of the two lower income regions, it was possible to identify a much higher number of areas with a high number of children 0 to 3 years old residing far from day-care centers. Finally, it can be concluded that access to day-care centers is directly dependent on income, and there is a reduction in accessibility to this service, as there is a reduction in the average family income.

References

ARANTES, C.O. (org.). Planejamento de rede escolar: questões teóricas e metodológicas. Brasília, DF: CEDATE, 1986. 166 p. Disponível em: < http:// www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=25516 >. Acesso em: 23 de outubro, 2016.

BATISTA, G.V., BORTOLUZZI, S.D., ORTH, D.M. Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio aos Estudos de Impacto de Vizinhança: estudo de caso na Planície do Campeche - Florianópolis/SC - Brasil. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, XV, 2011, Curitiba. Anais... Paraná: INPE, p.4177 - 4184. Disponível em: < http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/fi les/p1149.pdf >. Acesso em: 17 de outubro, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm >. Acesso em: 8 ago. 2017.

BRASIL. Estatuto da Cidade - Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm >. Acesso em 21 de dezembro, 2015.

BRASIL. Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L9394.htm >. Acesso em: 8 ago. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm >. Acesso em: 22 jul. 2017.

BRAU, L. MERCE, M. e TARRAGO M. Manual de urbanismo. Barcelona: LEUMT, 1980.

CABETTE, A. Dinâmica demográfi ca e a produção imobiliária em Porto Alegre/ RS. 2014. 72 páginas. (Mestrado: Área de Concentração: Análise Territorial) POSGEA – UFRGS. Porto Alegre, 2014. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs. br/handle/10183/128939 >. Acesso em: 21 de dezembro, 2015.

CARVALHO, C. S.; ROSSBACH, A. O Estatuto da Cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades: Aliança das Cidades. 2010. 120 p. Disponível em: < http:// www.secid.ma.gov.br/fi les/2014/09/Estatuto-da-Cidade-comentado.pdf >. Acesso em: 21 de dezembro, 2015.

CUNHA, J.M.P. Planejamento municipal e segregação socioespacial: por que importa? In: BAENINGER, R. População e Cidades: Subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010. 304 p.

ENGE, R.B. Planejamento de Rede Física Escolar. 2007. 203 páginas. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Planejamento Urbano e Regional) – FAUUSP. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/ tde-18052010-35112935/publico/MESTRADO_PLANEJAMENTO_DE_REDE_ ESCOLAR_rita_beatriz_enge.pdf > Acesso em: 14 de set. 2014.

GOMES, M.V.P. Projeto Conexão Local: Creches comunitárias. Relatório Final. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: < http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa. fgv.br/fi les/conexao-local/1_-_creches_comunitarias.pdf >. Acesso em: 8 ago. 2017.

HASENACK, H.; WEBER, E.J.; MARCUZZO, S. (org.). Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre: Geologia, Solos, Drenagem, Vegetação e Ocupação. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2008. 84 p. Disponível em: < http://www. ecologia.ufrgs.br/labgeo/index.php?option=com_content&view=article&id=114 :diagnosticoambientalpoa&catid=14:download-non-visible >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.

HOLANDA, D.C.. Metodologia para Avaliação da Acessibilidade na Localização de Escolas Públicas do Ensino Fundamental. Estudo de Caso: Fortaleza. Fortaleza, 2006. XVIII, 186 fl ., Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: < http://www. repositorio.ufc.br/handle/riufc/4908 >. Acesso em: 8 ago. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfi co 2010: Resultados Preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/ resultados_preliminares/default_resultados_preliminares.shtm > Acesso em: 20 de outubro, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Base de informações do Censo Demográfi co 2010: Resultados do Universo por setor censitário. Rio de Janeiro: IBGE 2011. Disponível em: < http://www.ipea.gov. br/redeipea/images/pdfs/base_de_informacoess_por_setor_censitario_universo_ censo_2010.pdf >. Acesso em: 09 de abril, 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA CENSO ESCOLAR (INEP). Censo Escolar: Resultados fi nais do Censo Escolar (2014). Brasília: INEP, 2014. Disponível em: < http://portal.inep. gov.br/basica-censo >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.

NAHAS, M.I.P., PEREIRA, M.A.M., ESTEVES, O.A., GONÇALVES,E. Metodologia de construção do índice de qualidade de vida urbana dos municípios brasileiros (IQVU-BR). In: XXENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 2006. Campinas, SP, Anais... Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: < http:// www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_420.pdf >. Acesso em: 20 de dezembro, 2013.

NEVES, F.H. Critérios de planejamento e implantação de equipamentos urbanos comunitários de educação e saúde: estudo de caso em Curitiba de 2010 a 2014. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Ambiente Construído e Gestão,). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. Disponível em: < http://www.prppg.ufpr.br/ ppgcc/sites/www.prppg.ufpr.br.ppgcc/fi les/dissertacoes/d0223.pdf >. Acesso em: 15 de fevereiro, 2016.

OLIVEIRA, C. L. de. Avaliação da qualidade de vida em ambiente urbano em função da disponibilidade de serviços públicos. Estudo de caso: Canoas, RS. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: < http://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/89984/240723.pdf >. Acesso em: 28 de out. 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (PMPA). Comunicação Social: Moradores da antiga Vila dos Papeleiros recebem novas casas. Porto Alegre: PMPA, 2006. Disponível em: < http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default. php?reg=69755&p_secao=3&di=2006-12-15 >. Acesso em: 20 de outubro, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (PMPA). Lei nº 11.858, de 25 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação (PME). Disponível em:< https://leismunicipais.com.br/plano-municipal-de-educacao-porto-alegre-rs >. Acesso em: 8 ago. 2017.

SILVA, L. L. Análise socioespacial urbana em Porto Alegre: vulnerabilidade social e localização de escolas públicas. 2013. 57 f. Monografi a (Graduação) – Curso de Graduação de Bacharelado em Geografi a, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SILVEIRA, L.P.; KAWAKUBO, F.S.. Mapa dasimétrico da densidade demográfi ca de Poços de Caldas (MG) utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, XVI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Paraná: INPE, 2013. P. 999 – 1005. Disponível em: < http:// www.dsr.inpe.br/sbsr2013/fi les/p1192.pdf >. Acesso em: 02 de maio, 2014.

VERRAN, P.G. Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento: bacia hidrográfi ca do Arroio do Salso em Porto Alegre/RS. 2014. 62p. Monografi a (Graduação) – Curso de Graduação de Bacharelado em Geografi a, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Published

2022-01-21

Issue

Section

Paper

How to Cite

GEOPROCESSING TECHNIQUES FOR COMPARATIVE ANALYSIS OF THE CONDITIONS OF GEOGRAPHICAL ACCESSIBILITY TO DAY-CARE CENTERS BETWEEN REGIONS OF THE PARTICIPATORY BUDGET OF PORTO ALEGRE/RS. (2022). Space and Geography Journal, 21(2), 439:468. https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40191