OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562010e39882Palabras clave:
Geografia, Cartografia, Pedagogia, Noções Espaciais, Educação EscolarResumen
A formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental têm sido deficiente no que tange aos conteúdos geográficos e isso têm gerado, entre os profissionais da área uma inquietante busca por novas técnicas, metodologias e cursos de educação continuada que propõem uma reestruturação dos conceitos básicos para o aprendizado da alfabetização cartográfica. Nesse sentido, a busca de novos caminhos para a formação de professores que atuam na primeira fase das séries iniciais é primordial para as transformações no cenário atual do ensino em nossas escolas. Assim sendo, um maior aprofundamento nos conteúdos geográficos favorece uma maior interação entre os cursos de Pedagogia e Geografia. Precisamos estabelecer uma aproximação entre a ciência Geográfica e a ciência Pedagógica, contribuindo para a formação dos estudantes Pedagogos para que possam trabalhar com as habilidades, noções espaciais e conteúdos cartográficos voltados para o entendimento da criança na educação escolar.
Referencias
ALMEIDA, R. D. de. (2001). Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. Ed. Contexto: São Paulo.
ANDRADE, M. C. de. (2006). Geografia: Ciências e Sociedade. Editora Universitária.UFPE.
CALLAI, H. C. (org.) (1991). O ensino em Estudos Sociais. Ijuí: Inijuí.
CALLAI, H. C. (1998). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS/AGB,
CALLAI, H. C. (2002). Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI et al. Ensino de Geografia, práticas e textualização no cotidiano. Porto Alegre: Mediações.
CALLAI, H. C. O. (1999). Estudo do Município ou a Geografia nas Séries Iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A C. et.al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2ª ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB.
CASTROGIOVANNI, A C. & COSTELLA, R. Z. (2006). Brincar e Cartografar com os Diferentes Mundos Geográficos: AAlfabetização Espacial. Porto Alegre: EDIPUC, Rio Grande do Sul.
CAVALCANTI, L. S. de. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimento. Campinas, São Paulo: Papirus.
DELDINE, R. & VERMEULEN, S. (2004). O desenvolvimento psicológico da criança. Trad. Maria Elena Ortiz Assumpção. 2ª ed. Bauru: São Paulo: EDUSC.
FRANCISCHETT, M. N. (2002). A cartografia no ensino da geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Kroart.
LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação professor).
MACHADO, L. M. C. P. (1980). A Serra do Mar Paulista: Um estudo da paisagem valorizada. Tese (Doutorado) Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP, Rio Claro.
MÈREDIEU, F. (1974). O desenho Infantil. Tradução de Álvaro Lorencini e Sandra M. Nitrini. São Paulo: Cultrix.
MOREIRA, A. A. A. (1991). O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 138 p.
NASCIMENTO, R. A. (1999). A função do desenho na educação. (Tese de Doutorado) Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências- Campus de Marília-Bauru.
OLIVEIRA, L. de. (1977). Contribuição dos Estudos Cognitivos à percepção Geográfica. Rio Claro: UNESP,
OLIVEIRA, L. de. (1996). Percepção e Representação do espaço geográfico: In: OLIVEIRA L. de & RIO. V. de (Org.). Percepção Ambiental: A experiência Brasileira. São Paulo: Nobel. p. 187-212.
PASSINI, E. Y. (1994). Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 94 p.
PEREZ, C.L.V. (2001). Leituras do Mundo/Leituras do Espaço: Um diálogo entre Paulo Freire e Milton Santos. In: GARCIA, R.L. (Org.). Novos Olhares sobre a alfabetização. São Paulo. Cortez. 156 p.
PIAGET, J. e INHELDER, B. (1975). A psicologia da criança. São Paulo: Difel.
PIAGET, J. (1997). Seis estudos de psicologia. 24º ed. Rio de Janeiro: Forense.
PINHEIRO, A. C. & MASCARIN, S. R. (1996). Problemas Sociais da Escola e a contribuição do ensino de Geografia. Terra Livre - AGB. 11-12: 243-263.
ROSA, O. (1999). A Cartografia na escola rural: ações e proposições para a 5ª série do: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Presidente Prudente: UNESP.
TUAN, Y. F. (1980). Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo. Diefel,.
WADSWORTH, B.J. (1984). Piaget para o professor da pré-escola e 1º Grau. 2ªed. São Paulo: Pioneira.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.