CARTOGRAPHIE, EDUCATION ET DYNAMIQUE TERRITORIALE: LE PROJET POPULARISATION DE L´INFORMATION GÉOGRAFIQUE DANS DISTRICT FÉDÉRAL DU BRÉSIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562002e39690Palabras clave:
modelagem gráfica, dinâmica territorial, processos espaciais, Brasília, Distrito FederalResumen
Este trabalho tem como objetivo central fazer uma interpretação da dinâmica dos fatos geográficos atuais mais relevantes, responsáveis pelo processo de crescimento e pela configuração espacial resultante do espaço urbano do DF. O processo de trabalho se operacionalizou mediante a identificação dos fatores com interferências estimuladoras do crescimento urbano, principal componente das transformações territoriais e ambientais, assim como, dos espaços com função mais estabilizadora e inibidora da expansão do conjunto urbano. Os processos espaciais que estimulam a expansão urbana correspondem a quatro estruturas básicas, a saber: 1. Polarização territorial; 2. Estrutura semi-radial de parcelamento urbano; 3. Vetores de crescimento urbano e 4. Localidades periféricas ao DF. As estruturas da dinâmica territorial que inibem e estabilizam a urbanização são, também constituídos por quatro conjuntos espaciais. São eles: 1. Grandes espaços de atividade agrícola; 2. Espaços de preservação permanente; 3. Área com restrições físico-ambientais e 4. Vale com restrição institucional à urbanização. A modelagem gráfica desses fatos geográficos registraram uma abstração e simplificação da realidade territorial, evidenciando a dinâmica dos agentes intervenientes na estruturação do conjunto urbano. Os produtos desse estudo foram referências fundamentais na Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF, concluído em 1997, no Projeto de Monitoramento Territorial do DF e as obras publicadas do estudo estão sendo utilizados nos vários níveis de ensino na transmissão de conteúdos geográficos.
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