CARTOGRAPHIE, EDUCATION ET DYNAMIQUE TERRITORIALE: LE PROJET POPULARISATION DE L´INFORMATION GÉOGRAFIQUE DANS DISTRICT FÉDÉRAL DU BRÉSIL

Autores/as

  • Rafael Sanzio Araújo dos Anjos Université de Brasília – Départemant de Géographie – Centre de Cartographie Appliquée et d´Information Géographique

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562002e39690

Palabras clave:

modelagem gráfica, dinâmica territorial, processos espaciais, Brasília, Distrito Federal

Resumen

Este trabalho tem como objetivo central fazer uma interpretação da dinâmica dos fatos geográficos atuais mais relevantes, responsáveis pelo processo de crescimento e pela configuração espacial resultante do espaço urbano do DF. O processo de trabalho se operacionalizou mediante a identificação dos fatores com interferências estimuladoras do crescimento urbano, principal componente das transformações territoriais e ambientais, assim como, dos espaços com função mais estabilizadora e inibidora da expansão do conjunto urbano. Os processos espaciais que estimulam a expansão urbana correspondem a quatro estruturas básicas, a saber: 1. Polarização territorial; 2. Estrutura semi-radial de parcelamento urbano; 3. Vetores de crescimento urbano e 4. Localidades periféricas ao DF. As estruturas da dinâmica territorial que inibem e estabilizam a urbanização são, também constituídos por quatro conjuntos espaciais. São eles: 1. Grandes espaços de atividade agrícola; 2. Espaços de preservação permanente; 3. Área com restrições físico-ambientais e 4. Vale com restrição institucional à urbanização. A modelagem gráfica desses fatos geográficos registraram uma abstração e simplificação da realidade territorial, evidenciando a dinâmica dos agentes intervenientes na estruturação do conjunto urbano. Os produtos desse estudo foram referências fundamentais na Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF, concluído em 1997, no Projeto de Monitoramento Territorial do DF e as obras publicadas do estudo estão sendo utilizados nos vários níveis de ensino na transmissão de conteúdos geográficos.

Referencias

ANJOS, R. S. A. Monitoramento da expansão urbana no Distrito Federal e sua Região do Entorno Imediato (1964-1990). Coleção Textos Universitários. Brasília, Editora da Universidade de Brasília. 1991, 98p.

ANJOS, R. S. A. Modelagem dos processos formadores da dinâmica espacial urbana no Distrito Federal do Brasil (Tese). Doutorado em Informações Espaciais. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995, 220p.

ANJOS, R. S. A. Mapa – imagem multitemporal do Distrito Federal – Uma alternativa de representação da dinâmica territorial e de popularização da informação geográfica. Revista Humanidades – Editora Universidade de Brasília. Brasília, 1997, No.43 pp.111- 123

ANJOS, R. S. A. Mapa imagem multitemporal do Distrito Federal do Brasil. 1987-1998. Escala 1:150.000, impresso, Edição do Autor. Acompanha o Mapa dos Processos Formadores da Dinâmica Territorial no Distrito Federal - 1998. Escala 1:150.000. Brasília,1998

ANJOS, R. S. A. Carta Imagem do Uso da Terra do Plano Piloto de Brasília e seu Entorno Imediato – 1998. Escala 1:35.000, impresso, Edição do Autor. Acompanha a Carta Imagem Institucional do Plano Piloto de Brasília – 1998. Escala 1:25.000. Brasília, 1998

ANJOS, R. S. A. Cartografia e Dinâmica Territorial – Projeto Popularização da Informação Geográfica. Anais do XX Congresso Brasileiro de Cartografia / VIII Conferência Ibero-Americana de SIG. Porto Alegre, outubro – 2001.

SEMATEC Mapa de uso e ocupação do solo do Distrito Federal – 1994. Escala 1:100.000. Relatório Técnico. GDF - IEMA, 1994

SEMATEC Mapa ambiental do Distrito Federal – 1994. Escala 1:150.000. GDF – Codeplan, 1994

LE SANN, J.G. “Documento cartográfico: considerações gerais”. Revista Geografia e Ensino. Belo Horizonte, UFMG, 1983, 1 (3):3-7.

Publicado

2022-01-21

Número

Sección

Articulo

Cómo citar

CARTOGRAPHIE, EDUCATION ET DYNAMIQUE TERRITORIALE: LE PROJET POPULARISATION DE L´INFORMATION GÉOGRAFIQUE DANS DISTRICT FÉDÉRAL DU BRÉSIL. (2022). Revista Espacio Y Geografía, 5(2), 101-133. https://doi.org/10.26512/2236-56562002e39690