UMA EXPERIÊNCIA DE PATRIMONIALIZAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O CASO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM IGUAPE (SP)

Autores

  • Danilo Celso Pereira Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural – PEP/MP SEPS - Quadra 713/913 - Bloco D - Edifício Iphan - CEP 70390-135 - Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40101

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Políticas de Preservação, Educação Patrimonial, Participação Social, Iguape (SP), IPHAN

Resumo

Iguape (SP) teve sua fundação no século XVI ligada ao processo de ocupação do território do Brasil colônia, próxima a Linha de Tordesilhas, e economicamente associado às primeiras explorações auríferas, anterior às consagradas pelas políticas de preservação do patrimônio cultural em Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo deste texto é discutir o processo de patrimonialização dessa cidade-patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, destacando o novo contexto das políticas de preservação no século XXI em que está inserida e a metodologia de inventário adotado, preconizando ações de educação patrimonial e a participação social. 

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Publicado

01/21/2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA EXPERIÊNCIA DE PATRIMONIALIZAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O CASO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM IGUAPE (SP). (2022). Revista Espaço E Geografia, 19(2), 401:427. https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40101