UMA EXPERIÊNCIA DE PATRIMONIALIZAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O CASO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM IGUAPE (SP)

Autores/as

  • Danilo Celso Pereira Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural – PEP/MP SEPS - Quadra 713/913 - Bloco D - Edifício Iphan - CEP 70390-135 - Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40101

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, Políticas de Preservação, Educação Patrimonial, Participação Social, Iguape (SP), IPHAN

Resumen

Iguape (SP) teve sua fundação no século XVI ligada ao processo de ocupação do território do Brasil colônia, próxima a Linha de Tordesilhas, e economicamente associado às primeiras explorações auríferas, anterior às consagradas pelas políticas de preservação do patrimônio cultural em Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo deste texto é discutir o processo de patrimonialização dessa cidade-patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, destacando o novo contexto das políticas de preservação no século XXI em que está inserida e a metodologia de inventário adotado, preconizando ações de educação patrimonial e a participação social. 

Referencias

BRASIL. Decreto-Lei nº 22.928 de 12 de junho de 1933. Erige a cidade de Ouro Preto em monumento nacional. Diário Ofi cial da União. Rio de Janeiro, DF, jul. 1933.

______. Decreto-Lei nº 25 de 30 de novembro de 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Diário Ofi cial da União. Rio de Janeiro, DF, nov. 1937.

FLORÊNCIO, S. R; CLEROT, P; BEZERRA, J. RAMASSOTE, R. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014. 65 p.

FONSECA, M. C. L. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 2009. 298 p.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauros, 2001. 144 p.

IPHAN. Dossiê da Paisagem Cultural do Vale do Ribeira. São Paulo: IPHAN/MinC, 2009a. 188p.

______. Dossiê de Tombamento de Iguape. São Paulo: IPHAN/MinC, 2009b. 255p.

______. Ata da 62ª Reuniãodo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – IPHAN. São João del-Rey, 2009c.

MARINS, P. C. G. Trajetória de preservação do patrimônio cultural paulista. In: SETUBAL, M. A. Terra Paulista: histórias, arte e corumes. São Paulo: Imprensa Ofi cial, 2008, v. 4, p. 137-168.

MOTTA, L. Patrimônio Urbano e Memória Social: práticas discursivas e seletivas de preservação cultural – 1975 a 1990. 2000. 173f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Documento) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

PEREIRA, D. C. Cidades-patrimônio: uma geografi a das políticas públicas de preservação no Brasil. 2015. 188f. Dissertação (Mestrado em Geografi a Humana) – Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PORTA, P. Políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil: diretrizes, linhas de ação e resultados (2000/2010). Brasília: IPHAN/Monumenta, 2012. 347p.

SANT’ANNA, M. Da cidade-monumento à cidade-documento: a trajetória da norma de preservação de áreas urbanas no Brasil (1937-1990). 1995. 283f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1995.

SCIFONI, S. Educação e Patrimônio Cultural: refl exões sobre o tema. In: TOLENTINO, A. B. Educação patrimonial: refl exões e práticas. João Pessoa: IPHAN, 2012. p. 30.37.

Publicado

2022-01-21

Número

Sección

Articulo

Cómo citar

UMA EXPERIÊNCIA DE PATRIMONIALIZAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O CASO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM IGUAPE (SP). (2022). Revista Espacio Y Geografía, 19(2), 401:427. https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40101