Glauber Rocha e a autonomia relativa do campo artístico

o caso do documentário “Amazonas, Amazonas” (1966)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34086

Palavras-chave:

Glauber Rocha. Cinema Novo. Documentário.

Resumo

O artigo discute a ambiguidade como elemento constituinte do campo artístico, seja em suas relações com o poder ou com o mercado. Para isso, usamos como ponto de partida a realização do documentário “Amazonas, Amazonas”, dirigido pelo cineasta Glauber Rocha (1939-1981) sob encomenda do governo do Amazonas, em meados dos anos 1960. Com base em fontes documentais da época e em articulação com ideias de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu, analisamos as tensões que emergem em torno do referido filme, ainda pouco conhecido frente à celebrada filmografia de um dos expoentes do movimento do Cinema Novo.

Biografia do Autor

  • Rosiel do Nascimento Mendonça, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Sérgio Ivan Gil Braga, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Antropologia Social, professor titular de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Glauber Rocha e a autonomia relativa do campo artístico: o caso do documentário “Amazonas, Amazonas” (1966). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34086. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34086. Acesso em: 2 abr. 2025.

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