A Consciência do Som

Autori

  • Carlos Alberto Augusto

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8104

Parole chiave:

Teatro, Teoria da Informação Integrada, Consciência, Som, Cenário.

Abstract

A Tragédia, escreveu Aristóteles na Poética, existe, mesmo sem representação ou actores. Está, pois, implicitamente presente na letra gravada do texto que a xou para a posteridade. Estará então já viva? Ou ganha essa vida ao ser repre- sentada? Como? O que signi ca, exactamente, dar vida a um texto? Pode um espectáculo de teatro ter alma? Ou será a Tragédia outra coisa? Por outras pa- lavras, pode uma representação teatral estar consciente? A Teoria da Informação Integrada de Tononi é uma ferramenta desenvolvida no á‚mbito dos estudos do cérebro, que se debruça sobre a consciência e poderá ajudar a esclarecer es- tas perguntas. 

Biografia autore

  • Carlos Alberto Augusto

    Compositor, designer sonoro. Publicou Sons e Silêncios da Paisagem Sonora Portuguesa (Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016)

Riferimenti bibliografici

Ackerman, Diane. Natural History of the Senses. Vintage 1995.

Arnott, Peter D. Public Performance in the Greek Theatre. Routledge, 1989.

Augusto, Carlos Alberto. O Cenário Acústico do Teatro. Adágio, nº1 Nov-Dez, 1990.

Bennett, Susan. Theatre Audiences. Routledge, 1990.

Crick, Francis. The Astonishing Hypothesis: The Scientific Search for the Soul. Touchstone, 1994.

Hartnoll, Phyllis. The Theatre: a Concise History. Thames and Hudson, 1987.

Oizumi, Masafumi, Albantakis e Tononi, Giulio. From the Phenomenology to the Mechanisms of Consciousness: Integrated Information Theory 3.0. Volume 10, Issue 5. PLOS Computational Biolog, 2014.

Ong, Walter J. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. Methuen, 1982.

Tononi, Giulio. Consciousness as Integrated Information: a Provisional Manifesto. The Biological Bulletin, 215: 218-242. University of Chicago Press, 2008.

Tuan, Yi-Fu. Passing Strange and Wonderful: Aesthetics, Nature and Culture. Kodansha, 1993.

Várzeas, Marta. Silêncios no Teatro e Sófocles. Edições Cosmos, 2001.

Walcott, Peter. Greek Drama in its Theatrical and Social Context. University of Wales Press, 1976.

Pubblicato

2017-10-27

Fascicolo

Sezione

Dossiê