A dramaturgia de Aimé Césaire: do drama histórico ao trágico moderno

Autori

  • Geraldo R. Pontes Jr

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i4.24920

Parole chiave:

Dramaturgia Caribenha

Abstract

Os matizes da obra dramática do martinicano Aimé Césaire, entre o engajamento contra a dominação colonial e o racismo, assim como o exercício da liderança política em seu país, desdobram-se nas idas e vindas do tratamento textual e concepção de suas peças, do drama histórico ao uso da escrita paródica, passando pela forma de oratório trágico.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Lilian P. de. Aimé Césaire. Une saison em Haiti. Québec: Mémoires d’Encrier, 2010.

______. O Teatro Negro de Aimé Césaire. Niterói: UFF/CEUFF, 1978.

CÉSAIRE, Aimé. Cahier d’un retour au pays natal. In: VOLONTES, no 20, 1939, Paris, 1ª edição.

______. Culture et colonisation. PRÉSENCE AFRICAINE. Nº Spécial. Le 1er Congrès International des Ecrivains et Artistes Noirs. VIII-IX-X, 1956.

______. Discours sur l’art africain. Etudes Littéraires, vol. 6, nº 1, 1973, p. 99-109.

______. Et les chiens se taiseaient. Paris : Présence Africaine, 1956.

______. La Tragédie du Roi Christophe. Paris : Présence Africaine, 1963.

CHEVALLIER, Aimé e HASSE, Laurent. Aimé Césaire, un nègre fondamen-tal. Documentário produzido por Caméra One Télévision, 2007.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lírica Moderna. Tradução de Marisa Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1991.

SARTRE, Jean-Paul. Orphée Noir. Préface. In : SENGHOR, Léopold Sédar. (Org.) Antologie de la nouvelle poésie nègre et malgache de langue fran-çaise. Paris : Quadrige / PUF, 1948.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. Tradução de Betina Bischof. São Paulo : Cosac & Naify, 2002.

Websites

http://www.elotroalex.com/essays/decouverte-de-l-ur-texte/#ftn11

http://www.africultures.com/php/index.php?nav=spectacle&no=544&texte_recherche=Et%20les%20chiens%20se%20taiseaient

Pubblicato

2017-05-30

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

A dramaturgia de Aimé Césaire: do drama histórico ao trágico moderno. (2017). Dramaturgias, 4, 33-46. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i4.24920