Sobre a composição musical Marsias contra Apolo: uma associação entre composição musical contemporá‚nea e mitologia grega
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35752Palabras clave:
Composição Musical, Mitologia grega, Análise musical, MitoResumen
O presente artigo tem por objetivo expor e analisar o contexto mitológico da composição musical Marsias contra Apolo, para flauta solo, em sua relação com as técnicas e elementos musicais utilizados em sua composição. Assim, procuraremos expor primeiramente o mito grego que envolve o cerne da composição, depois a relação deste mito com os elementos musicais mais essenciais, e, por fim, como tais elementos foram então desenvolvidos.
Referencias
LACERDA, Marcos. “Resenha das contribuições de Schenker e Schoenberg para a análise musical”. In: Revista eletroÌ‚nica de Musicologia. UFPR. Vol. 2.1. Outubro, 1997. Link: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv2.1/vol2.1/BreveResenha/BreveResenha.html
SMITH, William. “A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology”. In: John Murray: printed by Spottiswoode and Co., New-Street Square and Parliament Street, London. 1873. Link: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/ text?doc=Perseus:text:1999.04.0104:entry=marsyas-bio-1
WAGNER, Richard. Ópera y Drama. Trad. Angel Fernando Mayo. Madrid: Ediciones Akal, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thiago Perdigão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.