Sobre a composição musical Marsias contra Apolo: uma associação entre composição musical contemporá‚nea e mitologia grega

Autores/as

  • Thiago Perdigão Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35752

Palabras clave:

Composição Musical, Mitologia grega, Análise musical, Mito

Resumen

O presente artigo tem por objetivo expor e analisar o contexto mitológico da composição musical Marsias contra Apolo, para flauta solo, em sua relação com as técnicas e elementos musicais utilizados em sua composição. Assim, procuraremos expor primeiramente o mito grego que envolve o cerne da composição, depois a relação deste mito com os elementos musicais mais essenciais, e, por fim, como tais elementos foram então desenvolvidos.

Referencias

LACERDA, Marcos. “Resenha das contribuições de Schenker e Schoenberg para a análise musical”. In: Revista eletroÌ‚nica de Musicologia. UFPR. Vol. 2.1. Outubro, 1997. Link: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv2.1/vol2.1/BreveResenha/BreveResenha.html

SMITH, William. “A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology”. In: John Murray: printed by Spottiswoode and Co., New-Street Square and Parliament Street, London. 1873. Link: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/ text?doc=Perseus:text:1999.04.0104:entry=marsyas-bio-1

WAGNER, Richard. Ópera y Drama. Trad. Angel Fernando Mayo. Madrid: Ediciones Akal, 2013.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Sobre a composição musical Marsias contra Apolo: uma associação entre composição musical contemporá‚nea e mitologia grega. (2020). Dramaturgias, 15, 95-110. https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35752