O blogue corporativo como representação empresarial

Autores/as

  • Gorete Marques ESTG-IP Leiria, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8276

Palabras clave:

Representações. Transitividade. Estruturas de representação visual. Multimodalidade.

Resumen

proliferaram no universo empresarial ferramentas de comunicação multimodais ligadas à Internet, nomeadamente sítios Web e blogues corporativos. Cabe, neste artigo, o objectivo de analisar as representações multimodais presentes no blogue de um grupo empresarial português. Procura-se, com efeito, a análise das escolhas verbais e visuais, de forma a compreender de que forma o grupo empresarial se representa. Para cumprir este objectivo, seguem-se os princípios da Linguística Sistémico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Semiótica Social (KRESS; van LEEUWEN, 1996, 2006) aplicados ao Discurso Empresarial. Os instrumentos analíticos centram-se no sistema da transitividade de Halliday e nas estruturas de representação visual da Gramática
Visual. Os principais resultados desta análise revelam que, apesar de não cumprir o objectivo de interactividade inerente a este género textual, o blogue representa o grupo empresarial agrupando diferentes recursos e géneros. Conclui-se que o blogue tem uma missão interna e externa, sendo o
grupo representado com base em dois universos: o da acção e o da caracterização. O grupo é uma entidade animada e humana que reflecte e age sobre a qualidade e o meio ambiente, mas é igualmente representado pelos seus atributos.

Referencias

DUGAN, K. Emerging corporate blog models. Strategic public relations ”“ focused on strategy within integrated marketing communication. Disponível em: <http://prblog.typepad.com/strategic_public_relation/2004/11/emerging_corpor.htmla>. Acedido em:. 12 Dez 2009.

FLYNN, N. Blog rules: a business guide to managing policy, public relations and legal issues. New York: AMACOM, 2006.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed., London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Hodder Arnold, 2004.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2006.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images. 2. ed. London: Routledge, 2006.

ROSE, G. Visual methologies: an introduction to the interpretation of visual materials. London: Sage, 2007.

SIMONIS, L. The new rules of business blogs. Disponível em: http://www.positioningstrategy.com/ebooks/new_Rules_Of_Business_Blogs.pdf, 2008>. Acedido em: 22 Fev 2010.

STAUFFER, T. Blog on: building online communities with web logs. McGraw-Hill, 2002.

WACKA, F. Corporate blog: a short definition. Your guide to corporate blooging info: archive. Disponível em:<http://www.corporateblogging.info/2004/06/corporate-blog-short-definition.asp>. Acedido em: 20 jan 2010.

WACKA, F. Beginners' guide to corporate blogging. Disponível em: http://www.corporateblogging.info/basics/corporatebloggingprimer.pdf>. Acedido em: 15 nov 2005.

MA, Shanshan; QUIPING, Zhang. A study on content and management style of corporate blogs. SCHULER, Douglas (ed.). Online Communities and Social Computing Second International Conference (OCSC), 2007 HCI International, 2007.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O blogue corporativo como representação empresarial. (2011). Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(1), 163-176. https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8276