A Sonoridade de Eros nas canções do Blues Clássico de Bessie Smith
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v14i1.39597Palavras-chave:
Herbert Marcuse, Angela Davis, Eros, Blues Clássico, Bessie SmithResumo
O objetivo deste artigo é apresentar como o Blues Clássico de Bessie Smith exemplifica a possibilidade de mudanças ocorrerem através da dimensão estética. Como referências utilizaremos as obras Eros e Civilização: Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud, An Essay on Liberation e The Aesthetic Dimension: Toward a Critique of Marxist Aesthetics, de Herbert Marcuse, a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. Utilizaremos também a obra Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday, de Angela Davis, na qual o Blues é apresentado enquanto o meio para a expressão e transmissão das ideias e pensamentos das mulheres negras capaz de provocar mudanças na consciência negra norte-americana. Bessie Smith foi uma das mais conhecidas cantoras do Blues Clássico e recebe destaque neste artigo. A cantora preservou em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que servia de incentivo à modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos.
Referências
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro: Conhecimento, Consciência e a Política do Empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019, p.80.
DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. New York: Vintage, 1998, p.4 - 357.
_______. A Liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018, p.9.
MARCUSE, Herbert. An Essay on Liberation. Boston: Bicompress,1969, p.43
_______. Contra revolução e revolta. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1973, p.113.
_______. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
_______. The Aesthetic Dimension: Toward a Critique of Marxist Aesthetics. Boston: Beacon Press, 1978, p.7 - 49.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.