Estratégias e desafios decoloniais da juventude arco-íris da África do Sul em Spilt Milk de Kopano Matlwa
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45069Mots-clés :
pós-apartheid, colonialidade, decolonialidade, conciliação, Kopano MatlwaRésumé
Os livros escritos por autoras/es sul-africanas/os negras/os sofriam limitações de publicação durante a vigência do apartheid. Após o fim da segregação de estado, contudo, muitas dessas obras surgiram examinando o passado e o presente da África do Sul. A situação da sociedade pós-apartheid é, por exemplo, o foco do romance Spilt Milk (2010) de Kopano Matlwa. O objetivo deste trabalho é demonstrar que, nessa narrativa, a autora revela as dinâmicas dos embates raciais ainda existentes em sua sociedade, apresentando, na relação entre seus personagens, diferentes processos de colonialidade e estratégias de decolonialidade, o que torna o romance um “terceiro espaço” de hibridação e conciliação cultural.
Références
BHABHA, Homi. The third space. In: RUTHERFORD, Jonathan (Ed.). Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 207-221.
BLASER, Thomas. BAGNOL, Brigitte. MATEBENI, Zethu. SIMON, Anne. SAMUEL, Sandra. “Raça”, ressentimento e racismo: transformações na África do Sul. Cadernos Pagu, v. 35, 2010, p. 111-137.
COETZEE, J. M. Sobre a censura. Trad. Lawrence Flores Pereira. Santa Maria: UFSM, 2016.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
GQIBITOLE, Khaya. Black Youths’ Challenges in the “New” South Africa: Education, Language and Identity in Kopano Matlwa’s Coconut (2007). Open Journal of Social Sciences, n. 7, 2019, p. 238-255.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HLONGWANE, Gugu. ‘In every classroom children are dying’: race, power and nervous conditions in Kopano Matlwa’s Coconut. Alternation interdisciplinary journal for the study of the arts and humanities in Southern Africa, v. 20, n. 1, 2013, p. 9-25.
MATLWA, Kopano. Coconut. Auckland Park: Jacana Media, 2007.
MATLWA, Kopano. Spilt Milk. Auckland Park: Jacana Media, 2010.
MOTLHANKANE, Kedumetse Eudith. Representing the paradox of transformation: an analysis of the education of the female “self” and the collective in The book of not (2006) and Coconut (2007). 139 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Inglês, Northwest University, 2013.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005, pp. 107- 130.
RODGERS, Randi. Representations of women, identity and education in the novels of Tsitsi Dangarembga and Kopano Matlwa. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Inglês, Stellenbosch University, 2013.
SCHYFF, Karlien van der. Do you cry over Spilt Milk or clean it up? Reading Kopano Matlwa's national allegory. 2010. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2021.
ZANDER, H. Fact - fiction - "faction": a study of black South African literature in English. Tübingen: Gunter Narr Verlag Tübingen, 1999.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Cerrados 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )