Douglas e o Livro de Luz: As Imagens e a Busca pela Interdisciplinaridade
Mots-clés :
Interdisciplinaridade. Literatura. Formação docente. Educação. Douglas e o Livro de Luz. Imagem.Résumé
A partir da leitura do romance Douglas e o Livro de Luz, de Jack Brandão cotejado com teóricos da interdisciplinaridade, o presente artigo abordará a importância de o docente não limitar seu campo de atuação a sua disciplina, mas de buscar a cooperação entre as demais disciplinas, já que a visão do mundo e da realidade não se faz de maneira compartimentada. Para que isso seja possível, a imagem torna-se uma forma efetiva de acessibilidade interdisciplinar, já que leva e pressupõe questionamentos que vão além dela e que se abrem ao entendimento plural do mundo que nos cerca.
Références
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2011.
BRANDÃO, Antônio Jackson S. “Da pintura à fotografia: o encetamento iconofotológico”. In Lumen et Virtus, 2010.
BRANDÃO, Jack. Douglas e o Livro de Luz. Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2013.
BORBA, Francisco S. Dicionário UNESP do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2002.
________. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
________. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo, Edições Loyola. 6ª edição, 2007.
________. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
________. Didática e Interdisciplinaridade. 17ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.
JANTSCH, Ari Paulo, BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
JUNG, Carl G. et alii. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, PUCSP, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.
________. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )