A paisagem da exclusão
cenografias poéticas nos cais de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v33i64.52731Palavras-chave:
Duarte Galvão, Noémia de Sousa, exclusão, paisagem, poesia moçambicana, violênciaResumo
Este ensaio propõe reflexões sobre os gestos literários de Noémia de Sousa e Duarte Galvão, heterônimo de Virgílio de Lemos. Ambos produziram seus textos em meados da década de 1950, em Lourenço Marques, cidade moçambicana que hoje é denominada Maputo. Há vários diálogos intertextuais entre Noémia de Sousa e Duarte Galvão, com alusões, referências e dedicatórias em poemas contundentes como os analisados neste texto. Considera-se, principalmente, as imagens dos cais moçambicanos que figuram em poemas desses escritores, com o objetivo de se analisar como se estabelecem as relações e os trânsitos nesses espaços de exclusão.
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