Apontamentos sobre a imagem da mulher na poesia brasileira de matriz colonial

dicotomias via ibéria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56995

Palabras clave:

Cancioneiro popular, Padre José de Anchieta, relações de gênero, poesia brasileira, patriarcado

Resumen

O domínio técnico e artístico de poetas produz  sentidos e efeitos que documentam aspectos de relação de gênero na formação da sociedade brasileira. O presente artigo apresenta o estudo de imagens poéticas de matriz colonial  a partir da  seleção recolhida na poesia de Padre José de Anchieta, publicados em 1954 e nos Cantos Populares do Brasil, coletados por Sílvio Romero de 1883. Tratam-se das imagens de “santa”, “salvadora”, “mulher da casa” e “mulher da rua”, retiradas da categoria “religiosidade” e “família” e que incorporam o “Catálogo de Imagens da Mulher na Poesia em Língua Portuguesa” (Grillo, no prelo).  O estudo serve-se de conceitos como performatividade de gênero (Butler, 2018) e violência simbólica (Bourdieu, 2012), a fim de refletir sobre comportamentos inculcados no Brasil, pelo patriarcado de origem ibérica,  tanto na poesia dita “erudita”, como no cancioneiro popular.

Biografía del autor/a

  • Angela Teodoro Grillo, UFPA

    Mestre e doutora em Letras pelo programa de Literatura Brasileira (FFLCH-USP). Professora Adjunta da Faculdade de Letras (ILC-UFPA). Coordena o Mil Marias: grupo de estudos da imagem da mulher na poesia de língua portuguesa (UFPA-CNPQ).

  • Fabrícia Paraíso de Araújo, Universidade federal do Pará

    Graduanda em Letras- Português (ILCUFPA). Bolsista de Iniciação Científica (PRODOUTOR/PIBIQ/UFPA), com o trabalho "Estudo de imagens da mulher na poesia do período colonial brasileiro", orientado pela Profa Dra. Angela Teodoro Grillo,  e participante do Mil marias: Grupo de pesquisa de Estudo da Imagem da mulher na poesia Brasileira (UFPA/CNPq), coordenado pela orientadora da pesquisa. 

Referencias

ANCHIETA, Jose de. Poesias: manuscrito do século XVI, em português, castelhano, latim e tupi. Transcrições, tradução e notas: M. de L. de Paula Martins. São Paulo: Comissão do IV Centenário da Cidade, 1954.

ANDRADE, Mário de. Aspectos do folclore brasileiro. Estabelecimento de texto, apresentação e notas: Angela Teodoro Grillo. Edição coordenada por Telê Ancona Lopez. São Paulo: Global Editora, 2019.

BARBOSA, Januário da Cunha (org). Parnaso brasileiro, ou Coleção das melhores poesias dos poetas do Brasil, tanto inéditas, como já impressas. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Imperial e Nacional, 1829.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kuhner. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BUTTLER, Judith. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre a fenomenologia e teoria feminista. Edições Chão da feira, p. 1-16, junho, 2018. Disponível em: . Acesso em: 1 jan. 2024.

BRAGA, Theóphilo. “Sobre a poesia popular do Brasil”. In.: ROMERO, Sílvio. Cantos Populares do Brazil. Jandira: Principis, 2021, p. 9-24.

CAMPOS, Geir. Pequeno dicionário de arte poética: 618 verbetes e remissões com farta exemplificação e resenha bibliográfica. São Paulo: Cultrix, 1978.

CANDIDO, Antônio. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Edusp, 1988.

CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In.: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, 2011.

FILHO, Mello Morais. Parnaso Brasileiro, v. 1. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1885.

FILHO, Melo Moraes. O Cancioneiros dos ciganos, v. 6. São Paulo: Cadernos do mundo inteiro, 2018.

GRILLO, Angela Teodoro et al. Catálogo de imagens da mulher na poesia de língua portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2025.

GRILLO, Angela Teodoro. Os “Poemas da Negra”, uma leitura a contrapelo da “poesia do senhor do engenho”. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 90, p. 199–214, 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/137894>. Acesso em: 23 jul. 2024.

GRILLO, Angela Teodoro. “Tradição e rupturas periféricas: imagens de sexualidade e de trabalho na poesia do Brasil colônia e contemporâneo”. In: Procknov Rafaela Cássia; SOUZA, Ronaldo Tadeu de (orgs.). Perspectivas periféricas: literatura, cultura e política. São Paulo: Dandara Editora, no prelo.

PAZ, Octavio. O arco e a Lira. Tradução de Olga Savary. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora nova fronteira, 1982.

PEREIRA, Rosemeire F. A literatura de José de Anchieta e a gênese da educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2006. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-24082007143944/publico/TESE_ROSEMEIRE_FRANCA_ASSIS_RODRIGUES_PEREIRA.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2024

ROMERO, Sílvio. Cantos Populares do Brazil. Lisboa: Nova Livraria Internacional, 1883, v. 1.

ROMERO, Sílvio. Cantos Populares do Brazil. Jandira: Principis, 2021, v. 3.

SILVA, Pereira da Silva; J M Pereira da (org). Parnaso brasileiro: ou Seleção de poesias dos melhores poetas brasileiros desde o descobrimento do Brasil precedida de uma introdução histórica e biográfica sobre a literatura brasileira por J. M. P. da Silva. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Universal de Laemmert, 1843.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Apontamentos sobre a imagem da mulher na poesia brasileira de matriz colonial: dicotomias via ibéria. (2025). Revista Cerrados, 34(67), 163-173. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56995

Artículos similares

1-10 de 744

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.