O Anjo do Estranho: conto burlesco, de Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n1.2021.32822Palavras-chave:
Tradução literária. Conto traduzido. Humor. Literatura norte-americana. Edgar Allan Poe.Resumo
Publicado pela primeira vez em 1844, The Angel of The Odd, an Extravaganza, é um conto burlesco-parodístico que revela a veia cômica de Edgar Allan Poe (1809-1849), o mestre norte-americano das histórias de terror e mistério, autor de um dos poemas mais conhecidos do mundo, The Raven (O corvo), e também considerado um dos criadores do gênero investigativo-policial. Após ler num jornal uma notícia que considera insólita e externar dúvidas quanto a sua veracidade, o narrador tem um encontro inesperado com uma figura muito estranha que se autodenomina Anjo do Estranho. A partir desse encontro, o narrador se vê envolvido em diversas situações que parecem casuais, obras do acaso, mas que nos levam a suspeitar serem provocadas pelo misterioso anjo – que em nada lembra os anjos convencionais –, todas com o objetivo de provar que os “estranhos acidentes”, de cuja existência o narrador duvidava, acontecem, sim, não sendo meras invenções de jornalistas. Esta nova tradução, precedida de uma breve apresentação, procura recriar os elementos estilísticos que marcam esse conto de Allan Poe – em especial o modo de falar do Anjo com seu forte sotaque alemão –, bem como resgatar, em notas de rodapé, referências talvez desconhecidas para o leitor brasileiro contemporâneo. Por se tratar de um conto redigido originalmente há quase 180 anos, procurou-se também manter uma certa “pátina de antiguidade”, como diria Paulo Rónai, com o emprego de recursos vocabulares e sintáticos capazes de remeter o leitor atual à paisagem do período narrado.
Referências
POE, E. A. The Angle of The Odd, an Extravaganza (first published in the October 1844 issue of the Columbian Magazine), in Edgar Allan Poe: Poetry & Tales. New York: Library of America, 1984, p. 756”“65.
RICHARD, C. Arrant Bubbles: Poe’s ‘The Angel of the Odd’, in Poe Newsletter Vol. II, No. 3. Baltimore: The Edgar Allan Poe Society, 1969, p. 46-48.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).