SOBRE UMA TEORIA GERAL DA EVOLUÇÃO DE LÍNGUAS:
OS ATOS DE IDENTIDADE DE R.B. LE PAGE EM DIFERENTES COMUNIDADES LINGUÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v5.n2.2016.11391Resumo
O livro Acts of Indentity: Creole-based approaches to language and ethnicity (1985) de Le Page e Tabouret-Keller é o resultado de 30 anos de pesquisa sobre o comportamento linguístico de pessoas e suas crenças no tocante à língua e à identidade. O quinto capítulo do livro (Towards a general theory of the evolution of languages), tem o foco na teoria da evolução de línguas. Nele, os autores consideram como o comportamento idiossincrático de um certo indivíduo reflete uma postura com relação a grupos, causas e tradições. A pesquisa de Le Page e Tabouret-Keller foi conduzida em diferentes comunidades linguísticas a fim de responder a dois principais questionamentos: i) de que forma os indivíduos estudados na pesquisa podem ser considerados membros de comunidades linguísticas? E, ii) como seu comportamento linguístico pode ser descrito como uma propriedade de suas comunidades?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).