O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950

Autores

  • Amurabi Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.4983

Palavras-chave:

História da antropologia, Ensino de antropologia, Ensino de ciências sociais, Antropologia física, Etnografia do Brasil

Resumo

Este artigo visa contribuir para o debate sobre a história da antropologia no Brasil, destacando o ensino das cadeiras de antropologia física e etnografia no Brasil na Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1950. A análise incide sobre os relatórios de ensino produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas em Santa Catarina, possibilitando o desenvolvimento de uma reflexão a partir dos conteúdos lecionados naquele contexto. Enfatiza-se que apesar do “apagamento” dessas matérias na história da antropologia, tanto em nível local quanto nacional, elas O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950 foram relevantes na constituição do campo da antropologia, demarcando continuidades e também rupturas em relação à antropologia cultural.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

“O Ensino De Antropologia Física E Etnografia Do Brasil Em Santa Catarina Na década De 1950”. 2020. Anuário Antropológico 45 (1): 269-86. https://doi.org/10.4000/aa.4983.