A revista, sua missão e escopo
O Anuário Antropológico (AA) é um periódico do Programa de Pòs-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB), de publicação contínua e alinhado ao regime de ciência aberta com IDEIA – Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Assessibilidade. A revista é avaliada como A2 pelo QUALIS/CAPES.
Tem por missão comunicar conhecimentos etnográficos e etnológicos, de modo a fomentar o debate acadêmico e o avanço epistemológico da antropologia.
Fundado em 1976 pelo professor Roberto Cardoso de Oliveira, é uma das revistas da área de antropologia mais antigas do Brasil. O primeiro número foi lançado em 1977, mesmo ano em que o PPGAS/UnB foi criado. Embora sua sede sempre tenha sido a Universidade de Brasília (UnB), o Anuário Antropológico foi criado como uma revista de caráter nacional e de projeção internacional. Desde seu início, contou com contribuições de colegas de outros países, principalmente da América Latina.
A dinâmica e estrutura editorial da revista responde a seu regulamento, atualizado pelo colegiado do PPGAS/UnB em reunião de 17 de julho de 2023.
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente sem cobrança para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.
O Anuário Antropológico está disponível nas seguintes bases de dados, portais e diretórios bibliográficos: Anthropological Index Online, Anthropological Literature, Hispanic American Periodicals Index (HAPI), The Register for Scientific Journals, Series and Publishers - Levels 1, 2 (Norwegian Directorate for Higher Education and Skills), Dialnet, DOAJ, Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras), LA Referencia (Red de repositorios de acceso abierto a la ciencia), OASISBR, EZB (Electronic Journals Library), JournalTocs, LatinREV (Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades), Mir@bel, OpenAIRE, Redalyc.org (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), Sudoc, Sumários de Revistas Brasileiras.
A performance bibliométrica do AA revela-se, entre outros, nos seguintes indicadores do Google Scholar Metrics 2024 (2019-2023): Índice h 11; Mediana h 20.
O AA é financiado pelo PPGAS/UnB, com recursos da Coordenação de Aprefeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e não cobra taxas de e para publicação.
A Universidade de Brasília conserva os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas, bem como os autores e autoras. As diferentes peças que constituem o AA são publicadas sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0) e seus metadados sob licença CCO (domínio público).
Em futuro próximo, planeja-se adotar mecanismos de inteligência artificial generativa nos processos editoriais que permitem a publicação da revista.