A invenção multilocalizada da tradição: os tapebas de Caucaia

Auteurs-es

  • Henyo Trindade Barreto Filho

Mots-clés :

Antropologia

Résumé

Pretendo enfocar nesta comunicação1 os processos multicêntricos e multilocalizados de processamento de uma identidade e de invenção de uma tradição cultural diferenciada que têm como ponto de convergência o município de Caucaia, na zona metropolitana de Fortaleza, Ceará, dos quais os assim denominados tapebas (ou ainda, tapebanos ou "pernas-de-pau") são, simultaneamente, objetos e sujeitos. Falo em processamento tanto da identidade quanto da tradição porque participo do entendimento, expresso por autores como Handler (1985), MacPherson (1979) e Hobsbawm (1984), de que a idéia de um passado ou de uma memória como um dado relevante na construção das identidades ”” tanto individuais como coletivas ”” pode ser pensada como uma invenção moderna, datada de fins do século XVIII ”” contexto em que emerge, por exemplo, o gênero autobiográfico e que é pródigo na produção do que Hobsbawm chamou de "tradições inventadas", com o objetivo de criar e comunicar identidades nacionais ou étnicas2.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BARRETTO F°, Henyo Trindade. 1993. Tapebas, Tapebanos e Pernas-de-Pau: Etnogênese como Processo Social e Luta Simbólica. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGAS/Museu Nacional ”” UFRJ.
GONÇALVES, José Reginaldo. 1988. Autenticidade, Memória e Ideologias Nacionais: O Problema dos Patrimônios Culturais. Estudos Históricos 1 (2): 264-275. Rio de Janeiro.
HANDLER, Richard. 1985. "On Having a Culture: Nationalism and the Preservation of the Quebec's Patrimoine". In Objects and Others: Essays on Museums and Material Culture
(George Stocking, org.). Madison: The University of Wisconsin Press.
HOBSBAWM, Eric J. 1984. "Introdução” e "A Produção em Massa de Tradições: Europa, 1879 a 1914". In A Invenção das Tradições (E. Hobsbawm & T. Ranger, orgs.). Rio de Janeiro- Paz & Terra, pp. 9-23 e 271-316.
MACPHERSON, C.B. 1979. A Teoria Política do Individualismo Possessivo: de Hobbes a Locke. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
MARCUS, George, 1991. Identidades Passadas, Presentes e Emergentes: Requisitos para Etnografías sobre a Modernidade no Final do Século XX ao Nível Mundial. Revista de Antropologia 34: 197-221. São Paulo: USP.
OLIVEIRA F°, João Pacheco. 1980. "Notas Metodológicas sobre o Estudo Histórico de Populações Tribais e do Fenômeno do Contato Interétnico". Comunicação apresentada à XII Reunião Brasileira de Antropologia. Rio de Janeiro, 14 a 17 de julho. Mimeo.
SAMPAIO, José Augusto Laranjeiras. 1994. "História Indígena e Legitimação de Povos Indígenas Emergentes no Nordeste: O Caso Kapinawá". Comunicação apresentada ao GT "História Indígena e do Indigenismo” no 18° Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, MG, 23 a 27 de novembro. Mimeo.
WAGNER, Roy. 1981. The Invention o f Culture. Chicago: The University of Chicago Press.

Téléchargements

Publié

2018-02-06

Comment citer

« A invenção Multilocalizada Da tradição: Os Tapebas De Caucaia ». 2018. Anuário Antropológico 21 (1): 103-11. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6663.