SAUTCHUK, João Miguel. 2012. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 363 pp.
Palabras clave:
repente nordestino, improvisoResumen
Jacques Derrida, na conferência intitulada “Penser à ne pas voir” observa que a improvisação consiste em “Pensar sem ver o avanço, sem ver previamente, sem pré-ver”. Conquanto, algumas linhas à frente, o filósofo francês parece apontar para uma aporia que a noção de improvisação enseja: “Será que se pode pintar sem pré-ver, sem desígnio, sem design?”. A obra assinada por João Miguel Sautchuk, publicada em 2012 pela Editora da Universidade de Brasília e produto de sua tese de doutorado, de algum modo pode ser pensada como um diálogo com a questão assinalada por Derrida, isto é, a dialética entre o instante da criação poética e as suas condições de possibilidade ou, nos termos do autor, entre estrutura e ação (:25). Esta questão, cujo lastro nas ciências sociais é extenso, é trazida à baila por via dos escritos de Pierre Bourdieu concernentes ao tema da práxis, matriz que o conduz a discutir a questão das habilidades dos cantadores e o problema do improviso, que se vê acomodado entre o código e a prática.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Anuário Antropológico

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en