A A POÉTICA MUSICAL DE CECÍLIA MEIRELES EM VIAGEM E VAGA MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v8i3.48314

Palavras-chave:

Cecília Meireles, Música, Poesia, Poética, Hermenêutica

Resumo

Neste trabalho, proporemos um caminho de interpretação para uma poética da música em dois livros da poeta brasileira Cecília Meireles, Viagem [1939] e Vaga música [1942]. Partindo de uma leitura dialógica do poema “Música”, de Vaga música, articularemos outros poemas dos respectivos livros para pensar, num horizonte poético-hermenêutico, a essência ontopoética da música e como ela se configura na poética ceciliana não só nas referências ao campo semântico musical, mas principalmente à própria constituição da existência entendida musicalmente, remontando ao originário mítico e sagrado da experiência musal de mundo. Para mobilizar a interpretação, recorreremos a pensadores da tradição poética e hermenêutica, como Ronaldes de Melo e Souza, Antonio Jardim e Martin Heidegger.

Biografia do Autor

  • André Vinicius Lira Costa, Instituto Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

    Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor EBTT de Língua Portuguesa no IFTO – Instituto Federal do Tocantins, campus Palmas.

Referências

HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

JARDIM, A. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

MEIRELES, C. Poesia completa. Vol. I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

RAMALHO, C. G. de A. Música: escuta para linguagem. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura/Poética) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RODRIGUES, N. Os idiotas da objetividade. In: A cabra vadia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAFRANSKI, R. Heidegger – um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

SOUZA, R. de M. e. A criatividade da memória. In: SANTOS, F. V. dos. (org.). Prismas: historicidade da memória. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo/Caetés, 2001/2002.

SOUZA, R. de M. e. A hermenêutica de Gadamer. In: Ensaios de Poética e Hermenêutica. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2010.

Publicado

2024-08-02

Como Citar

A A POÉTICA MUSICAL DE CECÍLIA MEIRELES EM VIAGEM E VAGA MÚSICA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.26512/aguaviva.v8i3.48314. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/48314. Acesso em: 18 jan. 2025.