UM ESBARRO TITUBEADO NO NARRADOR EVANESCENTE

Autores

  • Daniel Augusto do Nascimento Batista USP e Université Lumière Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23840

Palavras-chave:

Guimarães Rosa; O Espelho; Las Meninas; Diego Velázquez; Narrador evanescente.

Resumo

Este artigo analisa o conto O Espelho, de Guimarães Rosa, e identifica um tipo peculiar de narrador caracterizado pela evanescência ”“ isto é, incapaz de se enxergar no próprio discurso -, que, por analogia, também se faz presente no quadro Las Meninas, de Diego Velázquez, como se mostra em cotejamento complementar.

Biografia do Autor

  • Daniel Augusto do Nascimento Batista, USP e Université Lumière Lyon 2

    Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), financiado pela FAPESP. Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Iniciação Científica também financiada pela FAPESP. Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e pela Université Lumière Lyon 2 em convênio de dupla titulação (PITES - Partenariat International Triangulaire d'Enseignement Supérieur). Membro do NUDRAMA (Grupo de Estudos de Dramaturgia Audiovisual) e do GEDD (Grupo de Estudos de Direito Desportivo); ex-membro do Grupo de Direito Civil e do GHHELID (Grupo Hilda Hilst de Estudos em Literatura e Direito), todos da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no PROLOPE, grupo de estudos sobre a obra de Lope de Vega, na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Tem experiência nas áreas de roteiro audiovisual, história da dramaturgia (com ênfase no Século de Ouro Espanhol), regulação e economia criativa. 

Referências

ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I, São Paulo: Editora 34, 2003.
CORTAZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de cronópio, São Paulo: Perpectiva, 1993.
FOUCAULT, Michel. Les suivantes. In: Les mots et les choses, Paris: Gallimard, 1966.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROSA, Guimarães. O Espelho. In: Primeiras Estórias, Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Publicado

2019-08-01

Como Citar

UM ESBARRO TITUBEADO NO NARRADOR EVANESCENTE. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23840. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23840. Acesso em: 23 fev. 2025.