O NACIONAL-POPULAR NA FICÇÃO DE VIVA O POVO BRASILEIRO: INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS

Autores/as

  • Anderson Silveira de França UNIPLAN
  • Crisandeson Silva de Miranda UnB e SEEDF

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12197

Palabras clave:

Popular-nacional; Subjulgados; Romance histórico; Dilemas nacionais.

Resumen

Este artigo fará uma discussão acerca do tema “o popular-nacional” em Viva o povo brasileiro (1984), de João Ubaldo Ribeiro, romance histórico que narra, de formal ficcional, parte da história do Brasil. A obra mostra personagens subjulgados, - como negros e mulatos e também como estes foram desumanamente reificados, mas que resistiram, dentro das suas possiblidades, pela religião e pela fé ”“ assim como comerciantes e nobres; heróis e míticos. A obra permeia quase 4 séculos, partindo dos seguintes pontos: a história e o nacional-popular, além de abordar de que forma estes aspectos estão relacionados e de que modo foram absorvidos por Ribeiro para a construção do seu grande romance histórico, na tentativa de revelar os dilemas vividos pela conjuntura social na construção do Brasil.

Biografía del autor/a

  • Anderson Silveira de França, UNIPLAN

    Anderson França é graduado em Letras com habilitação em português e inglês. Especialista em Literatura (2008) pela Universidade de Brasilia - UNB, Mestre em Literatura Brasileira Contemporânea pela UNB (2012). Foi professor da Universidade Paulista - UNIP (2007 a 2015) e da faculdade Mauá de Brasília (2016-2017). Leciona as disciplinas de Interpretação e Produção Textual (IPT), Oficina de Textos, Práticas Redacionais, Literatura Brasileira, Comunicação aplicada, Ciências Sociais dentre outras. Autor de um artigo sobre a mulher negra na obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. Atua também como palestrante e produtor de eventos culturais e é aluno especial de Doutorado na Universidade de Brasília - UNB. Revisor de textos e corretor do ENEM e PAS. 

  • Crisandeson Silva de Miranda, UnB e SEEDF

    Graduado em Letras (Português/ Espanhol) e em Pedagogia. Pós-graduado em Leitura e Produção de Texto; em Psicopedagogia Clínica e Educacional e em Gestão e Orientação Educacional. Atualmente é Servidor Público da Secretarias de Educação do Distrito Federal. Trabalhou no Serviço Privado e Público nas seguintes Instituições: Colégio Status de Ilhéus - BA; (Ensino Fundamental e Médio), Faculdade Michelangelo ( Administrativo - Pedagógico), Secretaria de Educação do Estado do Goiás ( Ensino Fundamental e Médio e como Coordenador Pedagógico); Instituto Federal de Brasilia ( Ensino Técnico e Superior, Ministério da Fazenda (Analista), Secretaria de Educação do Distrito Federal (Psicopedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e professor do Ensino Médio ).

Referencias

BERGAMO, Edvaldo. Ficção e convicção: Jorge Amado e o neo-realismo literário português. São Paulo, UNESP, 2008.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Unicamp 2006.

CANDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira, (momentos decisivos), 2º volume. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

CHAUI, Marilena. O Nacional e o popular na cultura brasileira - seminários. São Paulo: editora brasiliense s. a, 1983.

ESTEVES, Antônio R. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000). São Paulo: Unesp, 2010.

LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

SANTOS, João Paulo Ferreira dos. Jorge Amado e o Romance do Cacau. Dissertação de Mestrado, Brasília: UNB, 2017.

SILVA, Arlenice Almeida da. O épico moderno. O romance histórico de Gyorgy Lukács. Tese de Doutorado. São Paulo: Usp, 1999.

SILVA, Eduardo; REIS, João José. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.

ZILBERMAN, Regina. Romance histórico: teoria e prática. In: BORDINI, Maria da Glória (org.). Lukács e a literatura. Porto Alegre: PUC/RS, 2003.

Floema ”” Ano VII, n. 9, p. 283-303, jan./jun. 2011 LITERATURA E INTERVENÇÃO: ROMANCE HISTÓRICO NO BRASIL Pedro Brum Santos.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

O NACIONAL-POPULAR NA FICÇÃO DE VIVA O POVO BRASILEIRO: INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12197. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12197. Acesso em: 22 jan. 2026.