IMAGES AND WORDS: THE PRACTICE OF LITERARY READING IN AN ONLINE COURSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.32620

Abstract

While images are everywhere in our society, reading images at school is commonly associated with the illustrations of textbooks or children's literature books, being little used with older students of elementary and high schools. In this study, we present a literary reading practice that articulates the reading of images with the reading of the written words, keeping the autonomy of the two types of text. As an example of this literary practice in classroom, we bring the results obtained with graduate students in an online course.

Author Biographies

  • Ellem Kyara Pessoa dos Santos, UFPB

    Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2016). Cursou as Pós-Graduações, em nível de Especialização, em Gramática, Produção e Revisão de Textos pela UESSBA - Unidade de Ensino Superior da Bahia (2018) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (2019). É Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB na linha de pesquisa Estudos Semióticos. É integrante do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). Realiza pesquisas nas áreas de Literatura e Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Regional/Popular, Análise Lexicológica, Linguagem e Ensino.

  • Nilma Barros Silva, UFPB

    Graduada do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua, Linguagem e Literatura.

  • Rildo José Cosson, UFPB

    Rildo Cosson concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998 e o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação (Cefor) da Câmara dos Deputados. É autor dos livros Letramento Político: a perspectiva do legislativo (2019), Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

References

AZEVEDO, A. Vida alheia. Rio de Janeiro: Leite Ribeiro, 1929. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91582> Acesso em: 22 de jun. 2020.

BELMIRO, C. A.; DAYRELL, M. Formação de professores e os desafios contemporâneos dos livros de literatura. In: MARTINS, A. A. et al (Orgs). Livros e Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BELMIRO, C. A. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 403-420, 2010.

ARTLAND. Biografia do artista: Richard Sargent. Disponível em: <https://www.artland.com/artists/richard-sargent> Acesso em: 01 de jul. 2020.

BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.

COSSON. R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

KLEIMAN, A. B. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

MCQUEEN, S. 12 anos de escravidão. São Paulo: River Road Entertainmen, 2014.

MONTELLO, J. Artur Azevedo e a arte do conto. Rio de Janeiro: São José, 1956.

NASCIMBENI, C. De cima para baixo, de Artur Azevedo, com Matheus Natchergaele. 2019. Vídeo (6m53s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ANghA57e5XE&t=16s> Acesso em: 22 de jun. 2020.

FRANKEL, D. O diabo veste Prada. Produção de Wendy Finerman. Los Angeles: Century Fox Film Corporation, 2006.

PAIVA, F. A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. 1. ed. ”“ São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 43-59.

RAMOS, F. B. NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, Curitiba, Brasil. Editora UFPR: n. 48, p. 251-263, abr./jun. 2013.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema e três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1998.

THE SATURDAY EVENING POST. Richard Sargent. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247956/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 01 de jul. 2020.

Published

2020-11-23

How to Cite

IMAGES AND WORDS: THE PRACTICE OF LITERARY READING IN AN ONLINE COURSE. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.32620. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/32620. Acesso em: 23 feb. 2025.