A questão social em contexto de crise e restauração neoconservadora do capitalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i50.38729

Palavras-chave:

Questão social. Capitalismo contemporâneo. Neoconservadorismo. Desigualdades sociais.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a questão social nas relações engendradas pelo capitalismo contemporâneo e pelas con- figurações assumidas no trabalho, que produzem novas expressões e desvios semânticos que as despolitizam. Debate o significado da questão social; as respostas dadas pelo Estado social na acumulação fordista/keynesiano; as estratégias de superação da crise estrutural do capital pelo neoliberalismo e as novas expressões da questão social; e os atuais desvios semânticos – atribuídos pela ofensiva neoliberal e pela restauração neoconservadora –, com vistas a despolitizá-la e com consequências para o trabalho social. Decorre de uma revisão de lite- ratura na área de Serviço Social e afins. Os resultados apontam para uma intervenção social com base em uma ética da responsabiliza- ção, em que a expansão da lógica do capital e da concorrência atinge aos indivíduos, pensados como capital humano, com intenção inte- gradora, da infância à velhice; de torná-los empresas de si mesmos, neutralizando as lutas de classes.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Milanez Cavalcante, Universidade Federal do Piauí

    Assistente social. Doutoranda em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPI. Bolsista Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Solange Maria Teixeira, Universidade Federal do Piauí/Professora e Pequisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI

    Assistente Social. Pós-Doutoramento em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado em Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora e pesquisadora os Cursos de Graduação em Serviço Social e à Pós-Graduação em Políticas Públicas em nível de Doutorado e Mestrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Brasil).

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BIDET, Jaques. A estrutura das classes e de partido na longa sociedade moderna. In: AMORIM, Henrique (Org.). Classes e lutas de classes: novos questionamentos. São Paulo: Annablume, 2013, p. 47-61.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. Crise econômica atual: e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. Aurora, Marília (SP),

v. 3, n. 2, p. 1-10, ago. 2010. Disponível em: <https://revistas.marilia. unesp.br/index.php/aurora/article/view/1226>. Acesso em: 13 mai. 2021.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. Dialética do desenvolvimento peri- férico: dependência, superexploração da força de trabalho e política econômica. Revista Econ. Contemp., Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 247-272, mai./ago. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.brec/a/R3DpCGtLmtpBvjDx63vPD6f/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 1 abr. 2021.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 12. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2015.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: en- saio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, David. O novo imperialismo. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. A questão social no capitalismo. Tem- poralis, Brasília: ABEPSS, ano 2, n. 3, p. 9-32, jan/jun. 2001.

MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção Os economistas).

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política; Livro I: o pro- cesso de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Expressão Popu- lar, 2009.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS/CEAD/UnB. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília, 1999.

TELLES, Vera da Silva. Questão social: afinal, do que se trata? São Paulo em Perspectiva, v. 10, n. 4, p. 85-95, out-nov. 1996. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v10n04/v10n04_10. pdf. Acesso em: 4 jun. 2021

Downloads

Publicado

28-02-2022

Como Citar

A questão social em contexto de crise e restauração neoconservadora do capitalismo. SER Social, Brasília, v. 24, n. 50, p. 32–51, 2022. DOI: 10.26512/sersocial.v24i50.38729. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/38729. Acesso em: 26 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.