Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.29123

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento; Educação; Serviço Social.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa referentes à produção de conhecimento sobre a “política de educação no Brasil na interface com o Serviço Social”, realizada a partir de textos publicados nos Anais dos eventos: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), considerando o aumento significativo da produção sobre o tema nos últimos anos. Foi realizada uma análise sobre os trabalhos publicados nos anais do CBAS edição de 2013 e 2016 e do ENPESS nas edições de 2014, 2016 e 2018. Constatou-se que há uma quantidade maior de trabalhos com densidade teórica naqueles apresentados nos CBAS do que nos ENPESS. As temáticas infrequência e/ou evasão escolar, relação da escola-família e medicalização das crianças e adolescentes, aparecem com mais incidência, coincidem com as principais requisições postas aos assistentes sociais na área da educação.

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Publicado

22-01-2021

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres

Como Citar

Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira. SER Social, Brasília, v. 23, n. 48, p. 234–254, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i48.29123. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/29123. Acesso em: 28 dez. 2025.

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