O movimento popular de saúde de Campinas- São Paulo e sua contribuição para a política local de saúde
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v11i25.12731Palavras-chave:
Movimentos sociais, Conselhos gestores de políticas públicas, ParticipaçãoResumo
Este artigo reconstrói a trajetória do Movimento Popular de Saúde de Campinas e as principais bandeiras de luta empreendidas por este movimento ao longo dos seus trinta anos de existência. São destacadas as conquistas obtidas e que mudaram a configuração da política de saúde do município, especialmente o processo de negociação destas políticas nos espaços de participação do Conselho Municipal de Saúde, Conselhos Locais de Saúde e Conferências.
Referências
BRASIL. Lei nº 6.369, de 27 de dezembro de 1990. Publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 1990.
COHN, Amélia; ELIAS, Paulo E. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo: Cortez, CEDEC, 1996.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS, 1990-2003. Campinas. Relatórios Impressos, 34 p.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS. Atas de reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Municipal de Saúde, realizadas no município de Campinas de 19 de setembro de 1990 a 26 de janeiro de 2005.
LOPES, Doraci Alves. Marginais da história? O movimento dos favelados da Assembléia do Povo. Campinas, São Paulo: Alínea, 1997.
MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE DE CAMPINAS. História do movimento popular de saúde. In: SEMINÁRIO SAÚDE E PARTICIPAÇÃO POPULAR, 2, 13 dez. 1987, Campinas.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1996.
SILVA, Silvio Fernandes da. Municipalização da saúde e poder local: sujeitos, atores e políticas. São Paulo: HUCITEC, 2001.
SAPO: Boletim Informativo do Movimento Popular de Saúde de Campinas. Campinas, maio 1990.
SMEKE, Elizabeth de Leone Monteiro. Saúde e democracia, experiência de gestão popular: um estudo de caso. 1989, 556 p . Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.