O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36725Palavras-chave:
Habilidades profissionais, Competência em informação, BibliotecárioResumo
Tem como objetivo descrever ações do bibliotecário educador que contribuem para a multiplicação da competência em informação. A metodologia utilizada se tratou de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como delineamento o estudo de caso e três fontes para a coleta de dados: entrevista, observação direta e questionário. O locus de pesquisa foi uma escola social que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo o bibliotecário e que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entre os resultados, pode-se identificar a prática da multiplicação da competência em informação em forma de projetos e atividades desenvolvidas pelo bibliotecário em parceria com demais colaboradores da instituição. Evidenciou o impacto nas habilidades de todos os participantes envolvidos nas ações, ressaltando a importância do bibliotecário que exerce um papel educador em espaços sociais e no atendimento das minorias.
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, 2000. Disponível em: https://repository.arizona.edu/bitstream/handle/10150/105645/standards.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 21 fev. 2021.
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Roles and strengths of teaching librarians. Boston, 2017. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/teachinglibrarians Acesso em: 21 fev. 2021.
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework Acesso em: 21 fev. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BERTÚLIO, André Luiz de Araújo. Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação. 2012. 231 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Convivência e fortalecimento de vínculos. 2015. Disponível em: http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servicos-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos Acesso em: 21 fev. 2021.
CAMPELLO, Bernadette. Movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986 Acesso em: 21 fev. 2021.
DE LUCCA, Djuli Machado; VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão política da competência em informação de idosos: em busca de princípios. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais eletrônicos [...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1026 Acesso em: 21 fev. 2021.
DUARTE, Evandro Jair. A dimensão estética da competência em informação dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina. 2015. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169471/339056.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 21 fev. 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704 Acesso em: 21 fev. 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. O Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. São Paulo: Febab, 2013.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Veracruz, 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf Acesso em: 21 fev. 2021.
MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. Florianópolis, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554 Acesso em: 21 fev. 2021.
MONTGOMERY, Molly. Education Theory and Pedagogy for Practical Library Instruction: How to Learn What We Really Need to Know. Communications in Information Literacy, Idaho, v. 9, n. 1, p. 7, 2015. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol9/iss1/7/ Acesso em: 21 fev. 2021.
ORELO, Eliane Rodrigues Mota. A dimensão estética (sensível) da competência informacional. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122792 Acesso em: 21 fev. 2021.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira; MURIEL-TORRADO, Enrique. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 77-90, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/34735 Acesso em: 21 fev. 2021.
SOARES, Laura Valladares de Oliveira; CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecário educador: a formação como aliada no exercício do papel educativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos […] Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/2385/BIBLIOTEC%C3%81RIO%20EDUCADOR.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 fev. 2021.
VARELA, Aída; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, p. 142-168, ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p142/22730 Acesso em: 21 fev. 2021.
WHITWORTH, Andrew. The reflective information literacy educator. Nordic journal of information literacy in higher education, Manchester, v. 4, n. 1, p. 38-55, Jan. 2012.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287342080_The_reflective_information_literacy_educator Acesso em: 21 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tamires Cassia Rodrigues Okada, Adriana Rosecler Alcará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.