A atividade de produção de informações estratégicas: o caso da gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2562Palabras clave:
gestión de la información, inteligencia competitiva, producción de información estratégica, toma de decisionesResumen
Trata do modelo teórico de produção de informações estratégicas, proposto em nove princípios por Washington Platt (1974), na forma de produção de informações estratégicas no departamento comercial de empresas de mídia impressa em Brasília. Por meio desses princípios, da inteligência competitiva e da gestão da informação, o artigo utiliza o modelo do referido autor como parâmetro, para analisar a realidade do processo de tomada de decisão dos executivos das organizações de mídia impressa no que tange à produção e uso das informações estratégicas. O pressuposto estudado encontrou no método de produção de informações estratégicas o auxílio necessário para as decisões das organizações e a reversão da situação de risco de manutenção do negócio em um mercado em declínio. A pesquisa pretendeu preencher a lacuna existente de estudos em organizações de mídia impressa, relevantes na Sociedade da Informação sob a ótica da Ciência da Informação.
Referencias
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.
DRUCKER, P. The new realities: in government and politics, in economics and business, in society and world view. New York: Routledge, 2012.
FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
LEARNED, E. P.; CHRISTENSEN, C. R.; ANDREWS K. R. Problems of general management: business policy: a series casebook. Homewood: R. D. Irwin, 1961.
MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Bookman, 2007.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PLATT, W. A produção de informações estratégicas. Rio de Janeiro: Agir, 1974. (Biblioteca do Exército).
PORTER, M. P. Estratégias competitivas: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. São Paulo: Elsevier, 2004.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.