A atividade de produção de informações estratégicas: o caso da gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2562Keywords:
competitive intelligence, information management, decision-making process, production of strategic information, strategic planningAbstract
Trata do modelo teórico de produção de informações estratégicas, proposto em nove princípios por Washington Platt (1974), na forma de produção de informações estratégicas no departamento comercial de empresas de mídia impressa em Brasília. Por meio desses princípios, da inteligência competitiva e da gestão da informação, o artigo utiliza o modelo do referido autor como parâmetro, para analisar a realidade do processo de tomada de decisão dos executivos das organizações de mídia impressa no que tange à produção e uso das informações estratégicas. O pressuposto estudado encontrou no método de produção de informações estratégicas o auxílio necessário para as decisões das organizações e a reversão da situação de risco de manutenção do negócio em um mercado em declínio. A pesquisa pretendeu preencher a lacuna existente de estudos em organizações de mídia impressa, relevantes na Sociedade da Informação sob a ótica da Ciência da Informação.
References
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.
DRUCKER, P. The new realities: in government and politics, in economics and business, in society and world view. New York: Routledge, 2012.
FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
LEARNED, E. P.; CHRISTENSEN, C. R.; ANDREWS K. R. Problems of general management: business policy: a series casebook. Homewood: R. D. Irwin, 1961.
MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Bookman, 2007.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PLATT, W. A produção de informações estratégicas. Rio de Janeiro: Agir, 1974. (Biblioteca do Exército).
PORTER, M. P. Estratégias competitivas: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. São Paulo: Elsevier, 2004.
Downloads
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.