Scientific production trajectories of main universities from the State of Goiás
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45315Keywords:
Knowledge trajectories, Scientific prospecting, Network analysisAbstract
No estado de Goiás, várias instituições atuam na área de educação superior, mas não se tem até então uma análise específica que busca entender como se dá a evolução do conhecimento científico no estado. Através de técnicas de análises de redes e o algoritmo SPLC, foi possível explorar e caracterizar as relações entre artigos científicos e identificar por meio de rotas de conhecimentos a evolução dos trabalhos produzidos pelas principais universidades goianas. Portanto, esse trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, que busca caracterizar um objeto já previamente conhecido, e através de um levantamento bibliográfico, realizar descobertas, identificando tendências e padrões. Foram obtidas duas rotas de conhecimento, uma relativa à produção científica das universidades goianas de 2019 e outra de 2020. Observou-se que os conhecimentos emergentes no ano de 2019 referem-se à biotecnologia aplicada na área da saúde. Já em 2020, o foco é direcionado para a área de medicina, ambos assuntos diretamente relacionados. Notou-se que as evoluções se deram por meio de estudos de temáticas variadas que ao decorrer da rota vão se tornando mais precisos e específicos. Os resultados encontrados podem contribuir com a literatura e na inspiração de políticas públicas regionais, fomentando a produção de pesquisas científicas e levantando os temas mais relevantes para direcionamento de novos estudos e novas diretrizes relacionadas às prioridades de pesquisa na região.
References
ANGOTTI, José André Peres. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências. 1991. Tese (Doutorado em Didática) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 1991.
BALDINO, José Maria. Ensino superior em Goiás em tempo de euforia: da desordem aparente à expansão ocorrida na década de 80. Goiânia, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação), UFG.
BASSO, Fernanda. Mapeamento de tendências tecnológicas: uma análise a partir do esforço tecnológico na indústria farmacêutica. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
CARVALHO, Renata Ramos da Silva et al. Universidade Estadual de Goiás: histórico, realidade e desafios. 2013.
CORNÉLIO, Neiva Aparecida Gasparetto; ABREU, Aline França de and COSTA, Eliete de Oliveira. Espaço interativo: modelo de relação universidade-empresa baseada em comunidades de prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39 n. 1, p. 9-20, jan./abr., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n1/v39n1a01.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.
CORRALES, José. Programa de Educación para la Salud en las Universidades Populares de Extremadura: Caminando hacia la creación de redes comunitarias. 2005.
DE PAULO, Alex Fabianne; NUNES, Breno; PORTO, Geciane. Emerging green technologies for vehicle propulsion systems. Technological Forecasting and Social Change, v. 159, p. 120054, 2020.
DE PAULO, Alex. Cooperação e rotas tecnológicas para o desenvolvimento de tecnologias sobre energia solar fotovoltaica: uma análise baseada em patentes. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2019.
DOS SANTOS AMPARO, K. K.; DO RIBEIRO, M. C. O.; GUARIEIRO, L. L. N. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 4, p. 195–209, 2014.
FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educação em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36, Dez. 2006.
FIALHO, Joaquim. Análise de redes sociais: princípios, linguagem e estratégias de ação na gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. Especial, p. 9 -26, out. 2014.
GARNICA, Leonardo Augusto; TORKOMIAN, Ana Lúcia Vitale. Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 624-638, Dez. 2009.
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; SOUSA, G.; FELTRI, R. B. Universidades Brasileiras e Covid-19: fortalecendo os laços com a sociedade. Boletim Unicamp, 2020.
GOMES, Maria de Fátima Lopes; MARICATO, João de Melo. A produtividade científica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG): um estudo bibliométrico a partir do currículo Lattes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO-FEBAB. Anais 2013. p. 3220-3235.
HUMMON, Norman; DEREIAN, Patrick. Connectivity in a citation network: The development of DNA theory. Social networks, v. 11, n. 1, p. 39-63, 1989.
KUPFER, David; TIGRE, Paulo Basto. Modelo SENAI de prospecção: documento metodológico. Capítulo 2: prospecção tecnológica. Organizacion Internacional Del Trabajo CINTERFOR Papeles de La Oficina Técnica, n. 14, 2004.
LINARES, Ian. Prospecção tecnológica na área de biotecnologia: uma abordagem baseada em rotas tecnológicas. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
MAYERHOFF, Zea Duque Vieira Luna. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Cadernos de prospecção, v. 1, n. 1, p. 7-9, 2008.
MEYER, M., BHATTACHARYA, S. Commonalities and differences between scholarly and technical collaboration. Scientometrics, n. 61, p. 443–456. 2004.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no Brasil e o processo de metamorfose das universidades federais: o caso da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2000. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
PEREIRA, Cristiano Gonçalves et al. Technology Intelligence Map: Biotechnology. Roadmapping Future: Technologies, Products and Services, 2021. p. 461-489.
PICANCO-CASTRO, Virgínia et al. Emerging CAR T cell therapies: clinical landscape and patent technological routes. Human vaccines & immunotherapeutics, v. 16, n. 6, p. 1424-1433, 2020.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
PORTO, Geciane et al. Subprojeto 3-Rotas tecnológicas e sistemas de inovação produto 03–Estrutura SASTec. Ribeirão Preto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo; FUNDACE–BNDES, 2012.
PORTO, Geciane; KANNEBLEY JR, Sérgio. Subprojeto 3--Rotas tecnológicas e sistemas de inovação produto 03--Estrutura SASTec. Ribeirão Preto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012.
PÓVOA, Luciano Martins Costa et al. Produção científica e tecnológica em Goiás e as bases para a formação de um sistema estadual de inovação. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2005.
QUINTELLA, Cristina Maria et al. Prospecção tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar à inovação. Revista Virtual de Química, v. 3, n. 5, p. 406-415, 2011.
SACARDO, Michele Silva. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 2012.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
UFG, Jornal. Universidades são aliadas no enfrentamento ao novo coronavírus, 2020. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/132237-universidades-sao-aliadas-no-enfrentamento-ao-novo-coronavirus>. Acesso em: 03 de março de 2021.
VAZ, Caroline Rodrigues; FAGUNDES, Alexandre Borges; PINHEIRO, Nilcéia A. Maciel. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., Curitiba, 2009. Anais. Curitiba, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Breno Augusto Pinto de Lima, Alex Fabianne de Paulo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.