Análise da produção científica mediante a interdisciplinaridade entre a ciência da informação e a administração nos ambientes organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.19115Palavras-chave:
Ciência da informação; Administração; Interdisciplinaridade; Produção científica; Cientometria.Resumo
O texto é uma revisão de literatura baseada em uma análise cientométrica sobre a interdisciplinaridade entre os campos científicos da Ciência da Informação e da Administração e a importância que o contexto revela para a atual sociedade da informação e do conhecimento. Considerada um campo interdisciplinar, a Ciência da Informação se apropria de alguns paradigmas e universos da administração, e esta última também utiliza metodologias e resultados de pesquisas da Ciência da Informação para seu próprio enriquecimento. Dessa maneira, o objetivo é avaliar o volume de produção científica que envolve a ligação entre a Ciência da Informação e Administração entre os anos de 2007 a 2017. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a técnica de análise cientométrica. Os resultados demonstraram que praticamente todos os autores das pesquisas recuperadas que envolvem a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Administração também possuem formação interdisciplinar entre as áreas. Por fim, conclui-se que esse campo possui potencialidade para se tornar um tipo de ciência administrativa, todavia, como se torna abusivo generalizar a área toda como uma possível ciência da administração, presume-se que alguns eixos da Ciência da Informação buscam apoiar o campo da Administração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.