Livro e leitura no Brasil: Desenvolvimento de políticas de ciência, tecnologia e inovação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n3.2024.53842Palavras-chave:
Plano Nacional do Livro e da Leitura, Livro, Leitura, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Políticas PúblicasResumo
Mediante a crise do mercado editorial de livros e o fato de que o livro não é produto prioritário de consumo no País, questiona-se o que está sendo feito para mudar este cenário no que tange às políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Analisa-se o contexto nacional do livro e da leitura e sua relação com as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando propor estratégias no contexto do Plano Nacional do Livro e Leitura. Realizou-se um estudo de natureza qualiquantitativa, dos tipos descritiva e documental. Evidenciou-se que há falhas no que se refere ao Plano, pois o que está sendo proposto não ocorre de maneira efetiva. No contexto da Sociedade 5.0 e dos avanços tecnológicos constantes, visualiza-se a Ciência, Tecnologia e Inovação como uma ferramenta facilitadora para além da pesquisa e extensão, uma vez que pode contribuir para distintas inovações no cenário da cultura do livro e leitura no Brasil que, por sua vez, contribuem direta e indiretamente para que o País se destaque no quesito inovação e no que tange ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que pode ser medido através do Índice Global de Inovação.
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