A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento

Autores

  • Maria Alice Guimarães Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1249

Palavras-chave:

Sociedade da Informação e do Conhecimento., Planejamento governamental., Planejamento organizacional., Gestão da informação., Informação e crise mundial.

Resumo

As mudanças estruturais e conjunturais, das últimas décadas do século XX, trouxeram um novo paradigma econômico, social e tecnológico, onde a informação, o conhecimento e as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) surgem como elementos potenciais de transformação, interferindo em diferentes aspectos da vida social, econômica, educacional, cultural, política e do cotidiano do cidadão. O surgimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, como sucessora da Sociedade Industrial, reforçou a importância e a necessidade da informação e do conhecimento em todos os aspectos da realidade atual, constituindo-se num dos principais insumos do processo de desenvolvimento de uma nação, de uma organização e de um povo. Essa nova sociedade revela-se como paradigma norteador no cenário da crise econômica mundial, demonstrando as tendências das relações entre as nações.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Guimarães Borges, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciência da Informação. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. (2011). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(2), 175-196. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1249

Artigos Semelhantes

1-10 de 516

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.