Mapeamento da produção intelectual em periódicos científicos: estudo em uma Faculdade de Educação

Autores

  • Ana Gabriela Clipes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Clovis Milton Duval Wannmacher Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10435

Palavras-chave:

Cientometria., Faculdade de Educação., Periódicos científicos., Produção científica., Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a produtividade da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em periódicos científicos. Pesquisa cientométrica, com abordagem de métodos quantitativo, exploratório e descritivo. Coleta de dados da produção intelectual da FACED inserida no Sistema de Bibliotecas da Universidade de 2000 a 2014, tratada em planilha eletrônica. Para contextualização dos dados, na primeira etapa é realizada a análise da produção em geral, com todos os tipos de documento, para o posterior aprofundamento e resposta do objetivo geral e específicos. A pesquisa aponta, entre diversos resultados, a maior produtividade em periódicos nacionais não indexados. Esse tipo de documento não seria recuperado em bases de dados tradicionais. Também indicou o crescimento da produção em periódicos científicos, possivelmente ligado ao crescimento da Pós-Graduação no país.

Biografia do Autor

  • Ana Gabriela Clipes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

    Bibliotecária-Documentalista
    Mestre em Comunicação e Informação, Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Clovis Milton Duval Wannmacher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1C - CA BF - Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências. Doutorado em Ciências Biológicas , Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mapeamento da produção intelectual em periódicos científicos: estudo em uma Faculdade de Educação. (2018). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 663-687. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10435

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