Representações da música amazônica nos anos de chumbo através do catálogo da exposição Amazônia Brasileira de 1969
Palavras-chave:
Música da Amazônia, Memória, Identidade, Música, Ditadura militar, Biblioteca Nacional ”“ Brasil, Representações da AmazôniaResumo
Neste artigo são abordadas as representações da música da Amazônia, em uma exposição promovida pela Biblioteca Nacional em 1969, no contexto da ditadura militar brasileira. Recorrendo à pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica, busca-se compreender como tais representações se articulam ou não com o projeto de ocupação, integração e defesa da Amazônia que determinou ações desastrosas na região, sobretudo para as populações originárias. Recorre-se à s noções de representação, em Chartier, de memória e identidade em Candau e Pollak. O repertório revela uma representação folclorizante e regionalista, com resquícios da Belle Époque local, mas também o olhar para o regional a partir da obra de Villa-Lobos. Esta seleção pouco dialoga, contudo, com a música urbana do período ou com a música religiosa, mais integradas ao cenário nacional.
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