Chamada para o Dossiê Temático “Técnicas e Tecnologias Sonoras para a Cena” (jan-jun 2026)
A revista Voz e Cena recebe artigos para o Dossiê Temático “Técnicas e Tecnologias Sonoras para a Cena” até 15 de maio de 2026 para compor o volume 7, número 1, de 2026 (jan-jun).
Apesar do interesse emergente pelas sonoridades da cena, a dimensão técnica da criação sonora ainda é relativamente escassa nos periódicos científicos de Artes Cênicas no Brasil. A própria Revista Voz e Cena, com publicações bianuais desde 2020 e escopo que favorece tal perspectiva, não possui nenhum dossiê temático sobre o assunto, restringindo suas publicações envolvendo técnicas e tecnologias sonoras para a cena a artigos e entrevistas enviadas ao fluxo contínuo do periódico e a possibilidades de enfoque dentro de outros dossiês temáticos como em “Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena na Amazônia” (v. 06, n.º 01 - 2025) e “Vozes e Tecnologias” (v. 02, nº 02 - 2021).
O dossiê temático “Técnicas e Tecnologias sonoras para a Cena”, que irá compor o v. 07, n.º 01 da Revista Voz e Cena, concentra-se na dimensão técnica do som do teatro num amplo espectro sem, no entanto, desconectá-la das implicações dramatúrgicas, estéticas, sensoriais e econômicas engendradas que ela engendra. O dossiê propõe investigar o modo como o universo das técnicas e tecnologias sonoras — de seus dispositivos mais tradicionais às tecnologias digitais emergentes — compõe, tensiona e transforma a prática teatral.
Na tentativa de ampliação do campo das sonoridades da cena, vale indicar que este dossiê emerge da união de dois projetos em andamento que buscam agregar pesquisadores/as da área. Um deles é o projeto “Dicionário Sonoridades da Cena”, coordenado por César Lignelli, tendo como objetivo central “desenvolver coletivamente verbetes para um dicionário homônimo, inédito na lusofonia, por meio de investigação terminológica e conceitual do vocabulário do som nas artes cênicas. O outro é o projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, coordenado por Rafaella Uhiara (FAPESP/USP), que visa o desenvolvimento de ferramentas metodológicas, lexicais e documentais para o estudo da dimensão sonora dos espetáculos como um todo e não como um mero acessório facultativo. A parceria estabelecida entre esses dois projetos visa ampliar, para além do vocabulário do som no campo das artes cênicas, os estudos sonoros da cena, reverberando ações como o dossiê aqui proposto. A equipe editorial é, aliás, composta por pesquisadores de ambos os projetos, consolidando tal parceria e fortalecendo a reflexão sobre as áreas técnicas em língua portuguesa – o que não exclui contribuições em outras línguas.
Neste dossiê, buscamos reunir reflexões críticas, processos de criação, estudos de caso, relatos técnicos, entrevistas e experimentações concernente o fazer sonoro no teatro — seus potenciais estéticos, seus desafios e suas práticas cotidianas — advindos pesquisas que, de modo não exaustivo, se relacionem com os seguintes temas:
-
Tecnologias e mídias de áudio e suas utilizações na cena;
-
Meios de amplificação sonora no teatro;
-
Sonorização e espacialização sonoras;
-
Aspectos técnicos relacionados à produção de música de cena, efeitos sonoros e sonoplastia;
-
Riders sonoros de espaços culturais e espetáculos
-
Potencialidades e limitações do uso de softwares de áudio no teatro;
-
Tecnologias sonoras obsoletas e cena;
-
Formação, atuação e valorização de Técnicos de som;
-
Gambiarras técnicas no teatro;
-
Dimensão econômica das tecnologias do som no Teatro;
-
Imaginários sociodiscursivos que atravessam a técnica de som;
-
Diversidade no exercício profissional entre som e cena.
Equipe Editorial
Profa. Dra. Ana Wegner – Universidade de São Paulo – Pós-doutoranda na Escola de Comunicação e Artes (FAPESP, 25/13756-3), vinculada ao projeto “Arquivos Sonoros de Teatro” (FAPESP, 2022/15032-4)
Prof. Dr. César Lignelli – Universidade de Brasília - docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes em Artes Cênicas, pesquisador visitante vinculado ao projeto “Arquivos Sonoros de Teatro” (FAPESP, 2025/1572-5)
Prof. Dr. Marcos Machado Chaves – Universidade Federal da Grande Dourados, pesquisador associado ao “Dicionário Sonoridades da Cena”
Profa. Dra. Rafaella Uhiara – Universidade de São Paulo – coordenadora do projeto “Arquivos Sonoros de Teatro” (FAPESP, 2022/15032-4)

