Editorial / Dossier Temático - Prácticas y Poéticas Vocales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56547

Palabras clave:

Editorial, Prácticas y Poéticas Vocales , Dossier Temático

Resumen

Editorial / Dossiê Temático

Práticas e Poéticas Vocais

Por Fernando Aleixo, Domingos Sávio Ferreira de Oliveira e Guilherme Mayer Santos

É com grande satisfação que apresentamos esta publicação de artigos e entrevistas de profissionais pesquisadoras e pesquisadores em voz e arte. Nesta, as leitoras e leitores conhecerão a produção acadêmica atualizada sobre o rico campo de estudos e de atuação em voz e cena.  O recorte deste dossiê, portanto, busca apresentar pesquisas e práticas de experiências sobre a preparação técnica e estética do corpo-voz em contextos de criação, ou seja, abordar como a questão da voz pode ser trabalhada em múltiplas perspectivas da criação poética. 

Este tema surgiu a partir da reflexão sobre a cena contemporânea, sobretudo posterior às significativas mudanças estéticas de movimentos de vanguarda, em que o campo de pesquisa sobre a voz-corpo e a cena se diversificou em vários sentidos. Neste movimento, numerosos estilos de representação e atuação passaram a conviver ao mesmo tempo, exigindo do ator, da atriz, dos performers, atuadores, narradores, cantores, professores e "coaches", diversos saberes e habilidades técnicas. Uma reflexão se faz possível: para cada processo de criação, se considerarmos a proposta de encenação e a característica corpóreo-vocal de cada integrante do elenco, uma exigência técnica se faz presente e, consequentemente, uma proposta de trabalho corpo-vocal precisará ser formulada considerando tal contexto.

Assim, traçamos um panorama desta temática a partir dos seguintes artigos e entrevistas:

O artigo Composições Corpo-Vocais Interpretativas dos Personagens do Espetáculo analisa e investiga um processo de criação de espetáculo e expõe o processo composicional de algumas personagens corpo-vocalmente. Tal premissa é desenvolvida por meio da análise das vocalidades criadas para as personagens principais. Este texto resulta em uma exposição de como os estudos corpo-vocais podem ser experienciados no contexto do teatro profissional.

A autora do artigo Mapeamentos da Atriz-Poeta-Cantora no rito Pequeno funeral cantante: Odes Mínimas para Hilda Hilst - Grupo Poesia Cantada propõe um mapeamento dos percursos da Atriz-Poeta e cantora em relação à voz falada e cantada no contexto de criação cênica. No percurso proposto, a autora dialoga com os conceitos de ritual, memória, experiência e identificação. Ao fim, são realizadas reflexões sobre o processo composicional em questão. 

Já no texto Voz Infantilizada na palhaçaria, os autores dialogam com saberes relacionados à saúde (Fonoaudiologia e Psicologia) e à palhaçaria (jogo cênico do palhaço e a influência da composição/poiesis da voz). As questões levantadas e trabalhadas com base na literatura especializada e afins dimensionam, de modo substancial, os estudos de composição vocal e corporal do palhaço e da palhaça. 

Em O Som no espetáculo Erê Bebê: ambiente e banho sonoro podemos refletir sobre o processo composicional das práticas vocais, bem como outras sonoridades, no âmbito do processo criativo do espetáculo Erê Bebê, desenvolvido para a primeiríssima infância de 0 a 3 anos. O artigo desenvolve-se por meio de discussões acerca do sound healing, e resulta em discussões sobre teatro, infância e o papel do som nas relações terapêuticas.

No artigo Vozes à escuta: mímesis vocal, oralidade e memória em processos criativos e pedagógicos observamos um estudo sobre a relação entre escuta, voz e oralidade em uma análise da mímesis vocal em contextos pedagógicos e de criação de cenas. Para isso, o escrito perpassa discussões acerca da prática vocal, performance, música e aspectos prosódicos. O artigo propõe, ao fim, a possibilidade de uma ferramenta de criação e pedagogia decolonial, tendo a voz em seu aspecto singular e relacional.  

Na publicação A voz em cena na língua Hãtxa Kuin para não indígenas: Perspectivas poéticas e políticas são reunidos achados da experiência corpo-vocal no processo de criação cênica, a partir do “método” observacional. Através de textos e letras de músicas na língua Hãtxa Kuin, vem à tona questões sociais e históricas relativas às línguas dos povos originários. Um dos pontos subjacentes ao texto, é o apagamento/silenciamento das referidas línguas, a partir da imposição da língua do invasor (o Português). O trabalho coletivo resultou na montagem “Akiri: Quem gritará?”, com a participação efetiva do músico e, também, aluno Yube Huni Kuin, falante da língua Hãtxa Kuin.

O texto Entre a Pedagogia da Voz e a Direção Vocal: reflexões sobre aspectos comuns e autónomos das suas práticas resulta em uma relevante discussão acerca das diferenças e aproximações do fazer da direção vocal e da pedagogia vocal. Nele vemos a análise de como o contexto e tempo de duração do trabalho, condições e expectativas do resultado, papéis e dinâmicas relacionais, bem como competências específicas aproximam-se e diferenciam-se no contexto da direção vocal e trabalho vocal pedagógico.  Para o desenvolvimento desta proposta, o autor parte dos seguintes conceitos: autoimagem, congruência e autenticidade vocais; regulação afetiva e hábitos vocais inconscientes. 

Temos ainda uma contribuição sobre o processo de ensino integrado do canto popular e do teatro. Trata-se do artigo Transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena; conjecturas teóricas e práticas pedagógicas que contribui com caminhos para o aprimoramento das capacidades expressivas da “pessoa que canta em cena através da pró-percepção de sua performance, suas facilidades e limitações”. 

Já o artigo Voz e sensibilidade: uma poética do impossível apresenta uma fortuita investigação acerca da sensibilidade vocal na atuação. Para isso, o escrito perpassa por problematizações e argumentações acerca da materialidade poética da voz, dos perigos da busca por modelos vocais, e da produção de marcas na sensibilidade vocal. Este texto resulta em uma contribuição de como a prática de atuação vocal pode ser transformada, assim como outras práticas e poéticas artísticas contemporâneas se transformaram.

Por fim, no artigo Reencantar a Voz em Cena a autora produz um texto narrativo com críticas, reflexões e impressões pessoais, tendo em vista a temática feminista e anticolonial sobre a escuta e produção vocal, com base nos estudos da filósofa feminista Silvia Federici. 

O dossiê conta ainda com duas entrevistas que representam grande contribuição, a saber: 1) Microfone headset e lapela no Teatro Musical nacional e internacional: esta entrevista aborda um conteúdo técnico relevante às produções de Musicais no Brasil. A fala do entrevistado é rica e traz informações que podem auxiliar os trabalhos dos produtores e dos artistas do Teatro Musical; 2) Um giro epistêmico para convidar um novo olhar sobre Grotowski e o Workcenter: a partir desta entrevista temos acesso à experiência do pesquisador Luciano Mendes de Jesus, que apresenta um “panorama desde seus passos iniciais sobre o trabalho com o teatro, passando por suas experiências na Europa com o Workcenter até a transformação do seu olhar para chegar em seu projeto artístico atual, fundamentado nos cantos Vissungos”.

Desejamos uma boa leitura!

Biografía del autor/a

  • Fernando Manuel Aleixo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG, Brasil

    Ator e pesquisador teatral. Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil). Mestrado em Artes com pesquisa sobre o corpo e a voz na interface da dança e do teatro. Doutor em Teatro com pesquisa sobre processo de criação. Pós Doutorado na University of Cape Town com a pesquisa "Corpo, voz e ritualidade". Realizou Residências Artísticas no Brasil, na Espanha, em Portugal e na China. Integrou por doze anos o Grupo República Cênica (Brasil) onde participou de inúmeras pesquisas e criações artísticas. Dirigiu espetáculos de música, teatro e dança contemporânea. Principais publicações: Corporeidade da Voz: voz do ator (2007); Praticas e Poéticas Vocais I (2014); Práticas e Poéticas Vocais II (2016); Teatro ensino, teorias e prática volume 3: processo de criação (2016); Corpo-voz: revisitando temas, revisando conceitos (2016); Ateliês em Artes Cênicas: produção, extensão e difusão cultural (2017). Atualmente é diretor voluntário do Instituto de Educação Curativa. Integrante da Rede Voz e Cena (Brasil). Aconselhador biográfico em formação pela Escola Livre Antroposofia Formação e Estudos Biográficos de Juiz de Fora. Formação expandida em Antroposofia na Educação e na Saúde; Florais de Bach e de Saint Germain; Magnified Healing; Reiki I e II, Neoxamanismo; Astrologia Cármica.

  • Domingos Sávio Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

    Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1988), graduação em Letras (Produção Textual) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (1989), especialização em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (título concedido por mérito - 1999), mestrado em Teatro (Estética Vocal) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Letras (Estudos Linguísticos / Fonética Experimental) pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2021). Atualmente, é docente titular lotado no Departamento de Interpretação Teatral do Bacharelado em Atuação Cênica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor colaborador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO), desenvolvendo estudos de voz na cena teatral. Nesse sentido, coordena a pesquisa PratiCanto 2.0: laboratório de voz, fala e canto - estudos de entoação e de descrições articulatórias e acústicas do ator/cantor, abrigada no Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Vocais, Cênicos e Musicais - LEV (CNPq). Tem experiência nas áreas de Voz e de Linguística com ênfase em Distúrbios da Voz, Estética Vocal e Fonética Experimental, atuando nos seguintes temas: pesquisa em voz e teatro, acústica da fonação, transtornos da voz, orientação vocal, entoação, interpretação teatral e direção vocal de atores e cantores. Fonoaudiólogo colaborador da CLINVOZ - Núcleo de Estudo da Voz. Conferencista com publicações em Periódicos Nacionais, Internacionais e Capítulos em Livros. Preparador vocal de atores de teatro e televisão. É co-autor do Programa Praticanto 2.0, a ter por finalidade principal as análises acústicas da voz falada e cantada e práticas correlatas. É membro integrante da REDE Voz e Cena.

  • Guilherme Mayer Santos, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor substituto na área de atuação voz, palavra e sonoridades da cena, pela Universidade de Brasília, Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (2022), desenvolvendo um estudo sobre métodos de composição de sonoridades não-humanas para a cena, orientação de César Lignelli. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasilia (2020 - 2022), com a pesquisa sobre formas de sonoridades não-humanas para a cena em análise DeBanda e De Perto Uma Pedra, oritação de César Lignelli. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2013 - 2018), com estudo sobre o aspecto interdisciplinar entre o teatro e música no espetáculo Mamutes, orientação de Fernando Villar. Pesquisador do núcleo de Brasília do (AnD_Lab) Investigação em Arte-Pensamento e Convivência Sustentável (desde 2021). . Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (desde 2020). Guilherme possui experiências em Teatro e Música - ênfase em direção musical e sonoplastia. Integrante do Grupo Momentâneo (desde 2017)

Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Editorial / Presentación

Categorías

Cómo citar

Editorial / Dossier Temático - Prácticas y Poéticas Vocales . (2024). Voz E Cena, 5(02), 07-09. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56547

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