Euphoria

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56139

Keywords:

African Contemporary Dance, Playful Traditionality, Traditional Games, Cultural Exchange

Abstract

This is a compilation of videos, photographs, texts and links regarding the dance piece Euphoria, which was part of the Rhythm and Regenaration project, conceived by Cris Cantarino in partnership with Mozambican choreographer Idio Chichava. Euphoria highlights the strength of the collective and the rescue of children's games, offering a journey through Mozambican and Brazilian childhood. Through contemporary African dance, it explores cultural vitality and diversity, celebrating the value of playful and collective traditions. The project was funded by the Federal District Culture Support Fund, in Brazil.

Author Biographies

  • Cristhian Cantarino , Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

    Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília – UnB (2015) e pós-graduando em Práticas Somáticas e Dança pelo Instituto Federal de Brasília (2023-2025). Atua como Artista da Cena, Produtor Cultural e Facilitador de Práticas Artístico-terapêuticas, integrando múltiplas linguagens em sua trajetória criativa. Desde 2020, é Assistente de Coordenação do Movimento Internacional de Dança (MID), onde coordena e acompanha a realização de suas principais ações. Desde 2017, atua na coordenação de produção da Cia Vìçeras (DF), cujos espetáculos de repertório têm circulado por festivais de diferentes regiões do Brasil. Entre seus projetos de destaque está a concepção do Ritmo e Regeneração, que resultou no espetáculo Euforia, dirigido pelo coreógrafo moçambicano Idio Chichava. Também se destaca o projeto de residência artística Pequeños Actos, uma criação da companhia basca Cielo rasO, realizada em co-produção com artistas da Espanha, Argentina e Paraguai. Esse projeto já teve edições no Brasil, Paraguai e Panamá, fortalecendo diálogos interculturais. Cristhian tem ampliado sua atuação com o Jornada do Sol Interior, um projeto que integra estudos esotéricos, práticas somáticas, arte e filosofia, reafirmando sua busca por conexões entre o fazer artístico e processos de transformação pessoal e coletiva.

  • Clara Molina, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

    Possui formação básica em piano erudito pela Escola de Música de Brasília, é Licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e tecnóloga em Fotografia pelo IESB. Ao longo de sua trajetória artística, busca integrar as linguagens em que se especializou, promovendo a arte e a cultura de Brasília como educadora, pesquisadora, bailarina contemporânea, artista visual, comunicóloga e produtora cultural. Participou de exposições fotográficas, galerias de arte, mostras, espetáculos e competições de dança. Atua em projetos de comunicação relacionados a mídias e direção de arte. Entre 2017 e 2024, integrou a Foco Cia de Dança como bailarina solista e docente, contribuindo para espetáculos, oficinas e residências artísticas anuais da companhia de dança contemporânea. Ministra aulas regulares de dança, com foco em práticas somáticas, improvisação e criações artísticas. Em 2023, foi proponente e docente da Residência Artística Corpo em Travessia, projeto realizado com apoio do FAC. Em 2025, concluirá a Pós-Graduação em Práticas Somáticas e Dança (nível de especialização) no IFB.

Published

2024-12-30

Issue

Section

Audiovisual Records

Categories

Similar Articles

1-10 of 16

You may also start an advanced similarity search for this article.