O palco sonoro de pod-dramas na perspectiva brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42320Palavras-chave:
Audiodrama, Sonoridades, Podcast, Vozes, PandemiaResumo
A tendência na imersão em audiodramas indica uma emergente cultura que tem cada vez mais se adaptado às plataformas de streaming sonoro, potencializando um circuito que preconiza o lugar da escuta, ao invés da visão. Este artigo contextualiza o estado da arte da linguagem audiodramática na contemporaneidade, partindo-se da análise de alguns pod-dramas, espetáculos sonoros e trabalhos de pesquisa produzidos por companhias e artistas brasileiros entre 2018-2022.
Referências
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1985.
BAUAB, Heloísa. AUdioFICções&ritMOS (Engenharias do verbo e do som). Revista USP (5), pp.105-108, março, abril, maio / 1990.
CHION, Michel. La Audiovisión. Trad. de Antonio L Ruiz. 1ª. ed. Barcelona: Paidós Ibérica, 1993.
FREDERICO, Celso. Brecht e a “Teoria do rádio”. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, pp. 217-226, 2007.
GUARINOS, Virginia. Manual de narrativa radiofônica. Madrid: Síntesis, 2009
SCHLOTFELDT, Gabriela.; RODIGHERO, Mateus Mecca. A Relação do Podcast com o Audiodrama no Caso do Programa “Welcome to Night Vale”. Curitiba. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40, 2017. [Anais]
SOMMER, Henrique Garcia. Criações artísticas para audiodrama. Porto Alegre: Graduação em Música Popular/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso.
SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Tese (Doutorado em Educação).
SPRITZER, Mirna; GRABAUSKA, Raquel. Bem lembrado – Histórias do Radioteatro em Porto Alegre. Porto Alegre: AGE, 2002.
TEIXEIRA, Rodrigo. O teatro vivido por gente vivida: memórias a partir do audiodrama. Orientadora: Adriana Jorgge. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Arte Dramática, Porto Alegre, 2018.
WEBER, Suzane; DANTAS, Mônica Fagundes; SCHUL, Eva; DUARTE, Robson; SEVERINO, Eduardo; TREVISAN, Luísa. 2020. I am/we are: Contemporary dance, somatics and new older bodies. Journal of Dance & Somatic Practices, v. 12, pp. 141-153, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.